Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas no trimestre caem 0,6%

Joel Leite

02/04/2012 12h59

— Mesmo com maior número de dias úteis as vendas caíram: foram 772.749 carros e comerciais leves, contra 777.442 no ano passado.

— Março cresceu 20,4% sobre o fraco fevereiro, mas vendeu 1,6% a menos do que março do ano passado.

As vendas de carros e comerciais leves apresentaram uma queda de 0,6% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram vendidas dos três primeiros meses do ano 772.749 unidades, diante de 777.442 no mesmo período do ano passado.

Embora seja uma diferença pequena (4.693 unidades) a situação é preocupante. A queda acumulada em relação ao ano passado ocorre pela primeira vez no ano e o trimestre de 2012 teve um dia útil a mais do que o trimestre em 2011. Além disso, o resultado é uma inversão da tendência de alta que vinha ocorrendo nos últimos tempos no mercado brasileiro.

Em relação a fevereiro, as vendas no mês passado tiveram um avanço significativo, aumento de 20,46% com 284.163 unidades comercializadas (em fevereiro foram 235.894), mas trata-se de um "falso" aumento. É que fevereiro teve apenas 20 dias úteis, sendo dois deles praticamente nulos para as vendas de carros: segunda de Carnaval e quarta de Cinzas, enquanto março teve 22 dias inteiros de vendas. Em relação a março do ano passado as vendas caíram 1,6%.

As vendas diárias em março foram 12.917 unidades.

Das quatro montadoras tradicionais só a Fiat teve crescimento no trimestre, mesmo assim, vendeu apenas 1.633 unidades a mais. GM, Ford e Volkswagen tiveram queda de vendas no período. Em março, a GM despencou, fechando com participação de 15,9%.

Clique e veja o ranking de vendas por marcas em março.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.