Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Venda de importados cai 28%. E vão desabar.

Joel Leite

14/05/2012 12h14

— Presidente da Abeiva diz que daqui para frente os importadores terão que repassar os custos do aumento do IPI

As vendas de carros importados caíram 12,8% em abril em relação a março, com apenas 13.666 unidades. A queda em relação a abril do ano passado foi maior, de 28,1%.

"Os primeiros sinais da influência da alta do IPI começam a aparecer", disse Flavio Padovan, presidente da Abeiva, a associação dos importadores. Ele fez referência ao Super IPI, que aumentou em 30 pontos percentuais o imposto para carros importados fora do eixo Mercosul/México.

Padovan disse estar preocupado, pois a partir deste mês, os estoques de automóveis das associadas com o antigo IPI devem estar chegando ao fim. "Daqui pra frente as empresas terão de iniciar o repasse de custos. Com isso, a tendência dos carros importados é de queda significativa nos volumes de vendas. A nossa preocupação é grande, pois com a perda de competitividade tememos pelos empregos gerados no setor de importados que atualmente é de 35.000 trabalhadores, com uma rede de 882 concessionárias", disse o dirigente.

No acumulado de janeiro a abril as vendas chegaram a 47.380 unidades, uma queda de 9,2% em relação ao mesmo período de 2011.  No mesmo período o mercado brasileiro teve queda de 3,1% nas vendas.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.