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O Mundo em Movimento

Estratégia das montadoras é a boa relação com o Planalto

Joel Leite

11/07/2012 10h57

 

 

 

 

 

 

 

 

– A mão amiga do governo vale mais do que bons produtos ou uma estratégia de marketing eficiente

O carro é bem vendido no Brasil não porque tem a melhor qualidade, o melhor custo, o menor lucro, porque é o mais bonito ou o mais veloz. A marca que mais cresce não é a que empreende a melhor ação de marketing, a melhor estratégia de mercado ou faz o melhor lançamento. E muito menos porque tem a preferência do consumidor.

O que tem determinado as mudanças nas vendas no mercado de carros no Brasil é a antítese do pensamento liberal: a intervenção do Estado na economia. Intervenção, é preciso dizer, feita a pedido e em benefício das próprias montadoras, incomodadas com a evolução de vendas de marcas importadas, que chegaram com produtos de alta qualidade, bem equipados e, mesmo pagando impostos extras, forçaram a queda dos preços no mercado.

O balanço de vendas do primeiro semestre de 2012 mostra uma mudança brusca no comportamento de algumas marcas, resultado da intervenção do Planalto no setor.

É natural que as marcas velhas percam espaço para as novas, já que elas detêm ampla parcela do mercado: as três grandes – Fiat, Volkswagen e GM – têm juntas mais de 60% das vendas, enquanto as pequenas evoluem lentamente. O que não é natural é a queda brusca sofrida por algumas marcas em período tão curto, caso das coreanas, que vinham aumentando progressivamente as vendas, trazendo novidades, apresentando produtos modernos e competitivos. O Super IPI golpeou violentamente a Kia, que perdeu praticamente metade da sua participação: caiu de 40,5 mil unidades, vendidas no primeiro semestre de 2011, para 22 mil neste ano, 45,5% a menos. A Hyundai vendeu 42,9 mil de janeiro a junho, 21,5% a menos que no mesmo período do ano passado.

Beneficiada com a isenção para carros que vêm do México, a japonesa Nissan – tão importadora quanto as coreanas (77,6% das vendas da Nissan são de estrangeiros) – cresceu 118% e conquistou, neste semestre, 1,93 ponto de participação no mercado.

JAC e Chery, detentoras de apenas 0,6% do mercado, também foram castigadas com o Super IPI e não repetiram no primeiro semestre o mesmo desempenho que tiveram no ano passado.

Da mesma forma, foi a mão do governo que fez de junho o segundo melhor mês da história e o primeiro em vendas diárias: foram mais de 17 mil carros desovados por dia no mês passado, graças à intervenção estatal.

Tudo graças ao controle da economia, que os empresários tanto criticam, mas dizem amém – e até aplaudem – quando a intervenção vem em seu benefício.

Clique aqui e veja o comparativo por marca – 1º semestre/12

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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