Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Iveco quer crescer 25% com o Stralis

Joel Leite

22/08/2012 17h00

— Lançado nesta quarta (22) o extrapesado vai fazer a marca conquistar três pontos percentuais no segmento

O presidente da Iveco América Latina, Marco Mazzu, tem razões de sobra para apostar no crescimento da marca e do mercado de caminhões como um todo no segundo semestre de 2012.

O mês de julho já deu um sinal de crescimento, que deve continuar nos cinco meses do ano, porque os problemas verificados no primeiro semestre foram atenuados. Agora não há mais Euro 3 e Euro 5 no mercado, não há mais dúvida em relação ao uso do diesel apropriado para a nova motorização, melhorou a oferta de financiamento e começa a vigorar a Lei do Descanso, que vai provocar um aquecimento nas vendas, uma vez que muitos frotistas deverão alterar a configuração da frota para atender a legislação. Além disso, a Lei do Descanso vai aumentar o custo do frete, o que vai beneficiar principalmente o motorista autônomo.

Além dessas razões, a Iveco tem um apelo a mais junto ao consumidor: o Iveco Stralis Ecoline, com motor Euro 5, lançado nesta quarta-feira (22) em São Paulo, que chega com a missão de aumentar as vendas da marca no segmento de extrapesados de 12% para 15% ainda este ano.

Mesmo sem um representante no segmento desde maio último, a Iveco conseguiu manter as vendas no primeiro semestre, num momento em que o mercado de caminhões pesados teve queda de 25% nas vendas.

O Iveco Stralis Ecoline tem duas opções de motor, de nove e13 litros, com cinco potências: 330, 360, 400, 440 e 480 cv, o que permite a atuação em todos os segmentos pesados e extrapesados. A empresa garante que o novo modelo oferece baixo custo operacional, com manutenção até 5% mais barata que a da concorrência e consumo de combustível até 7,5% menor que a versão anterior.

A nova geração do Stralis oferece também novos itens de série e opcionais e transmissão manual ou automatizada. Tem garantia de quatro anos, a maior do segmento e o sistema Frota Fácil de gerenciamento, que garante o controle da frota, dá segurança e baixo custo operacional.

O Stralis já está nas concessionárias, custa de R$ 220 mil a R$ 360 mil.

 

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.