Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Tecnologia inibe roubo de motos

Joel Leite

24/08/2012 10h45

Os ladrões de motos não dão trégua. Segundo dados da Polícia Militar, em todo o Estado de São Paulo são roubadas ou furtadas cerca de 110 motos por dia e as motos de maior cilindrada estão cada vez mais na mira dos bandidos.

Como estas motos têm como destino o desmanche, a tecnologia pode ajudar este tipo de comércio. A DNA Security, empresa da Dekra tem uma técnica que pode eliminar a venda de peças roubadas. Com ajuda da nanotecnologia, a empresa aplica até sete mil pontos em mais de 50 partes do veículo, tornando impossível a sua remoção.

Cada ponto traz informações únicas sobre o bem marcado. "Quem rouba e furta motos sabe que uma peça identificada é uma peça perdida, pois sua comercialização se torna economicamente inviável no mercado paralelo", avalia Rosana Correia, gerente Comercial & Marketing do Grupo Dekra Brasil.

No Brasil já foram marcadas mais de 2,5 mil motos nos últimos anos, o que significa cerca de R$ 17 milhões protegidos. Rosana lembra ainda que "fazer um seguro para moto é muito caro e nem todos os proprietários podem arcar com esse custo. O DNA Dot tem o diferencial de ser uma opção de proteção a custo acessível".

O sistema é aplicado em forma de spray e garante a rastreabilidade do objeto marcado em qualquer parte do mundo. A identificação do legítimo proprietário é rápida, já que é feita por meio de um banco de dados disponível na internet. "Assim, o DNA Dot é uma ferramenta eficaz para inibir o roubo e inviabilizar a venda de peças no mercado clandestino. Além disso, os micropontos são invisíveis a olho nu, o que permite a marcação das peças mantendo sua originalidade", conclui a utiva.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.