Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas de 17.070 carros por dia são a maior da história

Joel Leite

30/08/2012 10h08

— Até ontem foram vendidos 358,4 mil carros e comerciais leves
— Maior mês do ano, agosto vai bater também o recorde mensal
— Mesmo com prorrogação do desconto do IPI agosto pode chegar a 400 mil unidades

A indústria automobilística registrou nesta quarta-feira mais um recorde. A corrida às revendas provocada pela indefinição sobre a prorrogação do desconto do IPI elevou as vendas diárias de carros e comerciais leves em 17.070 unidades em agosto, a maior média de toda a história. O recorde anterior, registrado do mês passado, era de 17.035 carros por dia.

A prorrogação do desconto do IPI (eliminação no caso de carro 1.0) acabou sendo anunciada ontem à noite, o que vai fazer aliviar o movimento nas lojas nesses dois últimos dias do mês.

Mas o recorde de vendas mensal também está garantido. Ontem as vendas chegaram a 358,5 mil unidades, apenas 2,7 mil a menos do que o atual recorde, registrado em dezembro de 2010 (361.230 carros).

Nos últimos dias a média diária de vendas está em torno de 20 mil unidades, nível que deve se manter nesta quinta e sexta-feira, mesmo com o anúncio da prorrogação do benefício. Isso porque, muita gente que já tinha decidido comprar, não vai adiar o negócio.

Assim, é provável que agosto, com seus 23 dias úteis (desde março de 2010 não havia um mês "útil" tão longo), atinja o patamar histórico de 400 mil unidades vendidas.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.