Preço do carro zero tem quarta queda seguida
— Redução de 0,26% em agosto eleva o acumulado no ano a -4,76%
— Carros da Fiat foram os que ficaram mais baratos entre as grandes (-2,2%).
Pelo quarto mês seguido, desde que o governo reduziu o IPI (retirou, no caso do 1.0), o Preço de Verdade do carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, apresentou queda em agosto. Foi uma queda pequena, de apenas 0,26%, a menor do período, mas mostra que a redução dos preços ainda não está esgotada.
Nos oito primeiros meses do ano – janeiro a agosto – a pesquisa AutoInforme/Molicar indicou uma queda acumula de 4,76%. É preciso considerar que antes da redução do IPI o preço vinha crescendo, acumulando +0,71% nos primeiros quatro meses do ano (veja gráfico).
Das grandes, a Fiat foi a marca que apresentou a maior queda de preço no mês: na média os carros da marca ficaram 2,23% mais baratos. Os carros da GM e os da Ford também caíram de preço no mês: 0,46% e 0,49%, respectivamente. A Volkswagen foi a única das quatro tradicionais que teve aumento de preço em agosto. Seus carros tiveram alta média de 0,53%.
Das 47 marcas pesquisadas, 30 tiveram alta de preço – portanto a maioria – o que pode ser um sinal de que a tendência de queda pode se investir a partir de setembro.
Os carros da Audi foram os que mais subiram: ficaram 8,9% mais caros, seguidos pelos da Troller, com 6,3%; RAM, 5,6%; Dodge, 5,2% e Jeep, também com alta de 5,2%.
Entre as que mais caíram, destaque para a Subaru (-5,1%), Changan (-3,3%) e Volvo, cujos preços caíram 2,8% no mês.
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