Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas estão “bombando” nos últimos dias do ano

Joel Leite

26/12/2012 13h47

— Crescimento de vendas é de 6,35% sobre 2012

— Está garantido novo recorde de vendas diárias

A indústria vendeu, até ontem (25), 213 mil carros a mais do que no ano passado. Foram 3.564.090, conforme dados provisórios do Renavam. Esse número representa um crescimento de 6,35% em relação ao mesmo período do ano passado.

A volta do IPI em janeiro, mesmo de forma parcial (no primeiro mês de 2013 o imposto sobre de zero para 2% nos carros de 1000cc), está estimulando o consumidor a comprar. Os revendedores estão na expectativa de bater os recordes de vendas diárias nos últimos dias do ano. Até mesmo o recorde mensal (405 mil unidades, em agosto último) pode ser superado, segundo estimativas otimistas.

O recorde histórico de vendas diárias está praticamente garantido: dezembro, que tem apenas vinte dias úteis, deverá vender uma média diária acima das 17,6 unidades registradas em agosto deste ano.

Dá uma olhada no volume de vendas na semana passada: segunda-feira, 17, foram 15,7 mil carros, na terça foram 19,3 mil, na quarta 22,6 mil e 24 mil quinta e sexta.

Faltam ainda cinco dias úteis e já foram vendidos 273 mil carros e comerciais leves. A expectativa é que as vendas nesta semana passem de 25 mil/dia e que o dia 31 registre a maior venda diária da história.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.