Quebrando paradigmas: 2013 será ano de grandes mudanças
2013 deverá ser ano de grandes mudanças no ranking de marcas e modelos
O primeiro quadrimestre já revela quebra de tabus. Depois de muitos anos sem mudanças, a lista dos dez carros mais vendidos foi desfigurada, apontando o Hyundai HB20 na quarta posição e o Ônix em sexto lugar, deixando vários campeões de vendas fora dos dez mais.
O presidente de uma montadora concorrente disse que o Hyundai HB20 quebrou o paradigma do carro popular.
"O HB20 decretou o fim do carro popular", disse o executivo, referindo-se ao posicionamento de marketing obtido pelo produto. "A Hyundai posicionou o seu carro num patamar superior, mesmo sendo pequeno e com motor 1.0", elogiou o concorrente, que pediu anonimato.
O ranking das marcas continua inalterado, mas é notória a mudança dos índices de participação de algumas montadoras no primeiro trimestre em relação ao desempenho registrado no fechamento de 2012.
As marcas que mais cresceram no ano passado — Nissan e Renault — assim como a grande que mais avançou em participação — a Volkswagen — iniciaram este ano perdendo espaço no mercado.
A Nissan foi a que mais perdeu no quadrimestre em relação ao mesmo período de 2012: sua participação caiu de 3,5% para 2,3%, perda de 1,2%. A Volkswagen saiu do patamar dos 20%: caiu de 20,7% para 19,5% no período e perdeu, portanto, 1,2% do mercado. A Renault fechou o primeiro quadrimestre de 2012 com 6,8% e agora tem 5,8%. A Peugeot e a Chery perderam 0,5% cada.
No topo do ranking de crescimento aparecem as marcas que fizeram lançamentos de impacto no fim do ano passado e que, em função disso, estão crescendo este ano.
O primeiro quadrimestre é um indicador claro: com o HB20 a Hyundai conquistou 3,1% a mais que no ano passado, saltando de 2,8% para 5,9%. Com o Etios, a Toyota cresceu de 2,6% para 4,6% e a GM, apoiada no Onix, ampliou a participação em 0,3% — de 17,5% para 17,8%.
Veja quem ganhou e quem perdeu participação este ano
Ranking por modelo
Depois de permanecer por anos imutável, o ranking deu uma reviravolta no primeiro trimestre deste ano. Com dois ou três meses de mercado, o HB20 já era o quarto carro mais vendido do país e já se aproxima de Uno e Palio na disputa pela segunda posição. A GM colocou o Onix entre os seis primeiros enquanto os tradicionais Classic e Celta caíram pelas tabelas.
Veja o ranking de vendas por modelo no primeiro quadrimestre de 2013
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.