Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Quebrando paradigmas: 2013 será ano de grandes mudanças

Joel Leite

31/05/2013 12h30

 

2013 deverá ser ano de grandes mudanças no ranking de marcas e modelos

O primeiro quadrimestre já revela quebra de tabus. Depois de muitos anos sem mudanças, a lista dos dez carros mais vendidos foi desfigurada, apontando o Hyundai HB20 na quarta posição e o Ônix em sexto lugar, deixando vários campeões de vendas fora dos dez mais.

O presidente de uma montadora concorrente disse que o Hyundai HB20 quebrou o paradigma do carro popular.

"O HB20 decretou o fim do carro popular", disse o executivo, referindo-se ao posicionamento de marketing obtido pelo produto. "A Hyundai posicionou o seu carro num patamar superior, mesmo sendo pequeno e com motor 1.0", elogiou o concorrente, que pediu anonimato.

O ranking das marcas continua inalterado, mas é notória a mudança dos índices de participação de algumas montadoras no primeiro trimestre em relação ao desempenho registrado no fechamento de 2012.

As marcas que mais cresceram no ano passado — Nissan e Renault — assim como a grande que mais avançou em participação — a Volkswagen — iniciaram este ano perdendo espaço no mercado.

A Nissan foi a que mais perdeu no quadrimestre em relação ao mesmo período de 2012: sua participação caiu de 3,5% para 2,3%, perda de 1,2%. A Volkswagen saiu do patamar dos 20%: caiu de 20,7% para 19,5% no período e perdeu, portanto, 1,2% do mercado. A Renault fechou o primeiro quadrimestre de 2012 com 6,8% e agora tem 5,8%. A Peugeot e a Chery perderam 0,5% cada.

No topo do ranking de crescimento aparecem as marcas que fizeram lançamentos de impacto no fim do ano passado e que, em função disso, estão crescendo este ano.

O primeiro quadrimestre é um indicador claro: com o HB20 a Hyundai conquistou 3,1% a mais que no ano passado, saltando de 2,8% para 5,9%. Com o Etios, a Toyota cresceu de 2,6% para 4,6% e a GM, apoiada no Onix, ampliou a participação em 0,3% — de 17,5% para 17,8%.

Veja quem ganhou e quem perdeu participação este ano

Ranking por modelo 

Depois de permanecer por anos imutável, o ranking deu uma reviravolta no primeiro trimestre deste ano. Com dois ou três meses de mercado, o HB20 já era o quarto carro mais vendido do país e já se aproxima de Uno e Palio na disputa pela segunda posição. A GM colocou o Onix entre os seis primeiros enquanto os tradicionais Classic e Celta caíram pelas tabelas.

Veja o ranking de vendas por modelo no primeiro quadrimestre de 2013

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.