Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Na corrida por carros sustentáveis, a Renault sai na frente

Joel Leite

30/08/2013 13h30

— Não polui e é mais barato: o custo para rodar 200 quilômetros com um carro elétrico é de R$ 7,00

A preocupação mundial com sustentabilidade, fontes de energias renováveis e menor emissão de CO2 está cada vez maior. E a Renault sai na frente, com o lançamento da primeira frota completa de carros com motor 100% elétricos.

Empresas do governo e frotistas são o público alvo da Renault para inserir no mercado estes carros elétricos. Para o frotista a substituição da sua frota por carros elétricos representaria uma enorme economia: o gasto em reais é de 1/5 em relação ao custo de operação do carro a combustão, segundo a Renault.

O frotista sabe em média quantos quilômetros ele roda por dia e geralmente tem suas rotas traçadas, o que facilita a instalação dos pontos de recarga, um fator crucial para que os carros normais possam ser substituídos pelos elétricos.

"Estes lançamentos chegam para aumentar a gama de carros da Renault e atingir novos mercados", disse Antonio Calcagnotto, diretor de relações institucionais da Renault. Comercialmente falando, a Renault é pioneira neste mercado de carros elétricos no Brasil.

O Zoe, um dos lançamentos da empresa, desenvolvido especialmente para receber um motor elétrico, consegue rodar até 210 quilômetros sem precisar de recarga.

Muita gente pergunta: "será que esse carro não vai me deixar na rua qualquer dia?" As pesquisas indicam que no Brasil o motorista dirige em média65 quilômetros por dia, o que esclarece a dúvida dos brasileiros. Um carro elétrico consegue suprir as necessidades diárias de uma pessoa sem precisar de recarga durante o caminho. Vale ressaltar que a recarga para andar 200 quilômetros custaria ao motorista R$ 7,00.

"Como aconteceu com celulares e computadores, as tecnologias dos carros elétricos vão evoluir cada vez mais, atendendo de uma forma cada vez melhor o seu publico alvo", afirma Antonio Calcagnotto.

Já o Fluence e o Kangoo foram desenvolvidos com motor a combustão e adaptados para receber o motor elétrico, o primeiro chega a atingir 135km/h e tem autonomia para rodar até 185 quilômetros, já o segundo tem como velocidade máxima 130km/h e autonomia para rodar 170 quilômetros. O Twizy é um quadriciclo de duas portas, desenvolvido para receber apenas motor elétrico e tem como velocidade máxima 45km/h e sua autonomia é de 100 quilômetros na cidade.

 

Caio Bednarski, de Porto Alegre.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.