Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Focus traz tecnologia de carro de luxo

Joel Leite

27/09/2013 13h19

 — Carro da Ford tem até sistema de estacionamento automático; preço vai de R$ 61 mil a R$ 90 mil.

O Focus novo – hatch e sedã – está sendo lançado em Mendoza, Argentina, para o mercado latino-americano, com uma nova plataforma global, mudanças estéticas significativas e equipamentos de alta tecnologia.O carro tem, por exemplo, sistema de estacionamento automático, item raro mesmo em modelos de luxo.

-

O motor 2.0 do Focus 2014 é o primeiro flex do mundo com injeção direta de combustível. A outra opção é o 1.6 com duplo comando variável flex e transmissão sequencial ou manual.

-

O carro vem em três versões de acabamento: S, SE e Titanium e os preços partem de R$ 60.990,00

A Ford não economizou nos equipamentos. O carro pode vir com até seis airbags – frontais, laterais e de cortina – controle eletrônico de tração e estabilidade e auxílio em frenagens, além de assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus. Tem também piloto automático e limitador de velocidade eletrônico.

-

O sistema de comunicação tem comando de voz em português, com conexão bluetooth para celular, entradas USB e auxiliar, CD/MP3-player com seis alto-falantes, sistema de navegação, entrada RCA para áudio-vídeo e som com nove alto-falantes.

-

O motor 2.0 é de alumínio, o Duratec Direct Flex com injeção direta de 178 cv (etanol).  O 1.6 é o Sigma TiVCT Flex de 135 cv com etanol, sistema de suspensão independente (traseira Multilink). Ambos com torque elevado.

-

A chave tem sensor de presença que abre a porta automaticamente e a partida é dada com acionamento de um botão no painel.

-

Os bancos têm ajuste elétrico em seis posições; o carro tem sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento.

-

E mais: farois de xenon com lavador, iluminação auxiliar em curvas, luzes diurnas de LED e teto solar, rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas.

-

Os equipamentos variam de acordo com a versão. Todas têm temporizador que mantém as luzes acesas por alguns segundos após o carro ser estacionado, travamento automático das portas e sistema de alerta pós-acidente, com acionamento automático das buzinas e luzes de emergência. Mas piloto automático, limitador de velocidade eletrônico, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus são opcionais.

-

A versão Titanium, topo de linha, tem faróis de xenon com regulagem automática de altura e faróis auxiliares em curva.

-

A empresa oferece também o sistema de estacionamento automático, que detecta a vaga e estaciona sem que o motorista precise tocar no volante.

-

O hatch 1.6 S tem câmbio manual, airbag duplo, freios ABS, rodas de liga leve de 16 polegadas e custa a partir de R$ 60.990,00.

-

O hatch 1.6 SE tem mais dois airbags, tela de 4,2 polegadas e bancos de couro, por R$ 63.990,00.

O hatch Titanium 2.0 inclui câmera de ré, tela de oito polegadas e GPS, por R$ 79.990,00

O sedã só oferece motor 2.0 e transmissão seqüencial. A versão S vem com airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus e SYNC Media System. Custa R$69.990,00

-

O sedã SE custa R$ 74.990,00 e o Titanium R$ 81.990.

A versão SE têm, por R$ 3 mil a mais, seis airbags, chave com sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro.

-

O Titanium vem ainda com faróis de xenon, luzes de LED, faróis auxiliares em curvas, teto solar elétrico, sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições. Esses equipamentos custam R$ 8 mil a mais.

O Focus 2014 tem 3 anos de garantia e preço fixo para revisões.

Preços

Focus Hatch 1.6 S – R$ 60.990
Focus Hatch 1.6 SE – R$ 63.990
Focus Hatch 1.6 SE PowerShift – R$ 69.990
Focus Hatch 2.0 SE PowerShift – R$ 72.990
Focus Hatch 2.0 Titanium PowerShift – R$ 87.990
Focus Sedan 2.0 S Powershift – R$ 69.990
Focus Sedan 2.0 SE Powershift – R$ 74.990
Focus Sedan 2.0 Titanium Powershift – R$ 81.990
Focus Sedan 2.0 Titanium Powershift Plus – R$ 89.990

 

Luiz Cipolli Junior, de Mendoza

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.