Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas são as piores dos últimos 17 meses; Fiesta passa Uno e Palio

Joel Leite

16/10/2013 16h33

— Desde maio de 2012 que as vendas diárias não eram tão fracas.
— Hatch da Ford surpreende e fica em segundo no ranking na quinzena.

Mesmo com o apelo de ser um mês de muitos lançamentos (veja matéria) outubro está decepcionando em relação ao volume de vendas.

A primeira quinzena fechou com o pior desempenho do ano e o pior desde maio do ano passado. Foram vendidos apenas 13.004 carros e comerciais leves por dia até esta terça-feira, 7,5% a menos do que em setembro e 14,4% abaixo das vendas feitas em outubro de 2012.

No total foram 143.050 unidades em onze dias úteis. A esperança do setor é de uma melhora até o fechamento do mês, porque a segunda quinzena é maior, com 12 dias úteis. Mas o volume de vendas diárias não deverá melhorar muito até o fim do mês.

-

Na classificação por marca, a Fiat continua na frente, mas está perdendo terreno para as duas principais concorrentes: GM e Volkswagen. A diferença entre as três é de apenas 1,1 ponto percentual, a menor margem registrada entre elas nos últimos tempos. A Fiat tem 19,7% na quinzena, a GM 19,2% e a Volkswagen 18,6%.

A GM, que nos últimos meses passou a brigar com a Volkswagen pela segunda posição no ranking, neste mês está ameaçando também a Fiat.

-

No acumulado do ano, no entanto, a Fiat (21,7%), mantém uma boa distância sobre as concorrentes, mas os volumes de participação da Volkswagen (18,8%) e da GM (18,1%) são bem próximos.

Isolada na quarta posição, a Ford tem 9,7% na quinzena; em seguida a Hyundai confirma a posição conquistada no mês passado de líder entre as montadoras novas, na frente da Renault. A coreana tem 6,18% na quinzena e a francesa 5,74%.

A seguir, completam a lista das dez marcas mais vendidas, nesta ordem: Toyota, Honda, Citroën e Nissan. Veja ranking por marca.

-

A surpresa no ranking por modelo foi o crescimento do Fiesta hatch, que ficou em segundo lugar na quinzena. O carro da Ford vendeu 6.203 unidades (Fiesta Rocam + New Fiesta), superando o Uno (6.091) e o Palio (5.824), que ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente. O Gol mantém a liderança folgada. Veja o ranking por modelo.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.