Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Hyundai é a marca que mais cresceu; entre as pequenas, deu Jaguar

Joel Leite

06/11/2013 14h17

— O HB20 feito em Piracicaba levou a marca coreana a crescer 121%
— Aumento da Toyota foi de 65% com o Etios fabricado em Sorocaba
— Hatchs pequenos representam quase a metade das vendas no Brasil
— Entre as pequenas, Shineray e Lexus também cresceram + de 200%.

A Hyundai foi a marca que mais cresceu até outubro, mais do que dobrou o volume de vendas de janeiro a outubro em relação ao mesmo período do ano passado. A queda de vendas de importados foi amplamente compensada pela boa aceitação do HB20, que começou a ser fabricado em Piracicaba no final do ano passado. 2013 é o primeiro ano cheio de vendas do Hyundai feito no Brasil. O resultado é um aumento de 121% nas vendas em relação ao período janeiro-outubro de 2012, com 171.592 unidades vendidas.

O levantamento leva em conta apenas as marcas que obtiveram um volume de vendas superior a 500 unidades por mês, são 19 no total. Dessas, oito apresentaram crescimento e 11 em queda de vendas (veja quadro).

-

Levando em conta todas as marcas (inclusive as que venderam menos do que cinco mil unidades nos primeiros dez meses do ano), a Jaguar foi a que mais cresceu: + 486% (veja quadro).

Algumas marcas de pequeno volume de vendas (menos de 500 unidades por mês) tiveram aumentos expressivos. Além da Jaguar, a Shineray cresceu 266%, passando de 273 para 999 unidades e a Lexus saltou de 47 para 167 carros este ano, um aumento de 255%.

-

Entre as marcas com grande volume a Toyota foi a segunda que mais cresceu, com alta de 65% e 143 mil unidades. Em seguida aparecem BMW, Audi, Land Rover e Mercedes-Benz, todas com aumento acima de 20% até outubro.

Das grandes, Ford e GM cresceram e Fiat e Volkswagen perderam vendas até outubro. A Ford teve um aumento de 3% e a GM de 1,8%, enquanto as vendas da Fiat caíram 7,8% e da Volkswagen 13%.

-

Observe que tanto a Hyundai quanto a Toyota tiveram aumentos expressivos por causa da entrada das duas marcas no segmento dos hatchs pequenos, que, além de ser o que mais cresce no Brasil, é também, o que tem a maior participação. 

Hatch é o segmento que mais vende

Dados do Renavam mostram que 41,9% das vendas de carros e comerciais leves no Brasil são de modelos dessa categoria, ou seja, quase a metade (veja quadro).

A Hyundai vendeu 10.467 unidades do HB20 hatch em outubro, incluída nesse número a verão cross. Ele é o quinto hatch mais vendido, com 8% de participação no segmento (veja quadro), e o oitavo colocado no ranking geral.

O Etios é o 12º colocado no ranking dos hatchs pequenos, com vendas de 2.417 unidades em outubro.

Veja quem é quem no segmento dos hatch pequenos

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.