Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Ano começa com recorde de vendas

Joel Leite

03/02/2014 10h18

— Foi o melhor janeiro da história: quase 300 mil unidades e 13.624 por dia

feiraoce novos

Consumidores foram atraídos pela propaganda das concessionárias, que anunciaram aumento de preço após o fim dos estoques de carros fabricados em 2013. O resultado foi um novo recorde de vendas para o mês de janeiro.

O primeiro mês do ano fechou com 299.725 unidades vendidas, 1% a mais do que em janeiro do ano passado. As vendas diárias foram de 13.624.

A maior parte dos carros vendidos foi fabricada no ano passado e por isso tinha um IPI menor, e como conseqüência, o preço final também ficou mais baixo. Daí o interesse do consumidor. Com o fim do estoque com IPI menor fica a dúvida sobre o desempenho das vendas agora no mês de fevereiro.

A Fiat começou o ano indicando que pode ser mais uma vez a marca mais vendida este ano. Ficou com 21% do mercado em janeiro, cerca de três pontos percentuais a mais do que as suas principais concorrentes: a Volkswagen, segunda colocada, ficou com 18,4% e a GM, terceira com 18,0%.

Ford (9,8%), Renault (7,2%) e Hyundai (6,1%) vêm a seguir na quarta, quinta e sexta colocações. Toyota (4,3%), Honda (3,6%), Nissan (2,1%) e Citroën (2,1%) completam a lista das dez marcas mais vendidas em janeiro.

Veja a lista das marcas mais vendidas em janeiro

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.