Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Carnaval derruba vendas: 88,8 mil carros na 1ª quinzena

Joel Leite

17/03/2014 11h15

— Média diária é de 12,7 mil unidades; Hyundai ameaça a Ford e Strada é vice.

Se depender dos maus resultados da primeira quinzena, março tem tudo para fechar como um dos piores meses em vendas dos últimos doze meses.

Com apenas sete dias úteis – por causa dos feriados de Carnaval (dias 3, 4 e 5 o Detran fechou, não registrando nenhum licenciamento) – as vendas na quinzena ficaram reduzidas a 88.863 unidades.

Mas o movimento não está fraco apenas porque a quinzena foi curta. Também as vendas diárias estão bem abaixo da média de 14,2 mil carros registrada no ano passado.

Foram vendidos 12,7 mil carros por dia, melhor que a média de fevereiro, mas pior que a dos últimos dois anos. Se mantido o ritmo, o mês vai fechar 230 mil unidades.

Mas é cedo pra fazer previsões. Março normalmente é mês de boas vendas e algumas montadoras começam a fazer esta semana feirões pra reduzir os estoques, o que pode estimular as vendas.

No ranking por marcas, a Fiat confirma a folgada liderança, com 23,7% das vendas, cinco pontos a mais do que as duas principais concorrentes: GM tem 18% e Volkswagen 17,5%.

A Hyundai se firma na liderança entre as marcas novas, deixando a Renault distante e se aproxima da Ford: na quinzena a Ford ficou com 8,2% e a Hyundai 7,3%. A Peugeot entrou na lista das Dez Mais.

No ranking por modelos, a Strada continua em segundo lugar e está a apenas 500 unidades do líder Gol. O carro da Volks vendeu 5.618 unidades até agora e a picape da Fiat 5.151. O HB20 subiu para a sexta posição e o Voyage entrou na lista dos dez mais vendidos.

Veja a lista das marcas e modelos mais vendidos na primeira quinzena de março

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.