Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Uma Ranger para quem gosta de aventura

Joel Leite

28/03/2014 13h15

Versão Sport cabine simples tem visual jovem, bons equipamentos e motor flex de 174 cavalos. Custa R$ 67.990,00.

A Ranger Sport, que a Ford apresentou nesta sexta-feira (28) em São Paulo, busca atender um nicho do mercado, mas tem a seu favor a pequena concorrência e o fato de estar num segmento importante e em crescimento.

Apenas na versão cabine simples e motor flex (2.5 de 173 cavalos), a Ranger Sport pretende conquistar um púbico jovem e aventureiro, gente que usa o carro para a prática de esportes, precisa de espaço na caçamba pra levar equipamento ou motocicleta, quer um carro com aparência fora de estrada, jovial, com bom conteúdo e motor potente.

Para isso, a empresa decorou a picape com faixas laterais na porta e na parte de baixo da caçamba, um santoantonio exclusivo, soleira nas portas e adesivos registrando o nome da versão.

Os dirigentes da Ford não enxergam nenhum concorrente direto, uma vez que a S10 LT cabine simples saiu de linha. Pra valorizar o seu produto, a empresa coloca duas picapes derivadas de carros como possíveis concorrentes, embora saiba que são veículos de categorias diferentes. A comparação leva em conta, no entanto, o posicionamento de preço das versões aventureira da Strada e da Saveiro. A Strada Adventure custa entre R$ 52 e R$ 57 mil e a Saveiro Cross entre R$ 52 mil e R$ 54 mil.

O preço da Ranger é R$ 67.990,00.

O mercado de picapes médias dobrou nos últimos cinco anos, passando de 92 mil unidades em 2008 para 181 mil no ano passado. A Ford ocupa a terceira posição no ranking, que tem a liderança da GM, com a S10, responsável por 29,8% das vendas. Em segundo lugar está a Hilux, da Toyota, que tem 22,8% de participação. A Ford tem 13,2% e é seguida pela Amarok, da Volkswagen, com 12,9% e L200, com 12,8% e Frontier, com 6,6%.

Ranking
Fevereiro / 2014

Pos.Marca / Modelo

Unidades      

Part. %     

GM/S10

3.653

29,8

TOYOTA/HILUX

2.799

22,8

FORD/RANGER

1.613

13,2

VW/AMAROK

1.582

12,9

MITSUBISHI/L200

1.575

12,8

NISSAN/FRONTIER

808

6,6

Ficha técnica

Configuração:………………………… Picape média, cabine simples

Motor:……………………………………. 2.5 L DOHC EFI I-4 Duratec Flex

Posição:…………………………………… Dianteira, longitudinal

Combustível:……………………………… Gasolina/ Etanol

Nº de cilindros/ válvulas:……………… 4 em linha/ 16

Diâm. cil. x curso pistão (mm):……… 89 x 100

Cilindrada (cm³):………………………… 2.488

Relação de compressão………………. 9,7:1

Alimentação:……………………………… Bomba elétrica

Tração…………………………………….. 4×2 traseira

Desempenho

Potência máxima (cv)

Gasolina:………………………………….. 168 @ 5.500 rpm

Etanol:……………………………………… 173 @ 5.500 rpm

Torque máximo (Nm)

Gasolina:………………………………….. 236 @ 3.750 rpm

Etanol:……………………………………… 243 @ 4.250 rpm

Dimensões (mm)                           

Comprimento total:…………………….. 5.351

Largura total com espelhos:………….. 2.163

Largura total sem espelhos:………….. 1.850

Altura em ordem de marcha:………… 1.806

Entre-eixos:………………………………. 3.220

Bitola dianteira:………………………….. 1.590

Bitola traseira:……………………………. 1.590

Altura livre do solo:…………………….. 201

Ângulo de entrada (graus)……………. 28

Ângulo de saída (graus)………………. 26

Capacidades (kg)

Peso em ordem de marcha:…………… 1.743

Peso Bruto Total………………………… 3.200

Carga:………………………………………. 1.457

Número de assentos……………………. 2

Tanque de combustível (L):…………… 80

Caçamba

Comprimento (mm):…………………….. 2.317

Largura (mm):……………………………. 1.560

Largura entre caixas rodas:………….. 1.139

Altura (mm):……………………………… 511

Volume (L):……………………………….. 1.800

Espaço interno (mm)

Para cabeça dianteiro:………………….. 1.024

Para pernas dianteiro:………………….. 1.058

Para quadril dianteiro:………………….. 1.440

Para ombros dianteiro:…………………. 1.437

Garantia………………………………….. 36 meses sem limite de quilometragem

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.