Uma Ranger para quem gosta de aventura
Versão Sport cabine simples tem visual jovem, bons equipamentos e motor flex de 174 cavalos. Custa R$ 67.990,00.
A Ranger Sport, que a Ford apresentou nesta sexta-feira (28) em São Paulo, busca atender um nicho do mercado, mas tem a seu favor a pequena concorrência e o fato de estar num segmento importante e em crescimento.
Apenas na versão cabine simples e motor flex (2.5 de 173 cavalos), a Ranger Sport pretende conquistar um púbico jovem e aventureiro, gente que usa o carro para a prática de esportes, precisa de espaço na caçamba pra levar equipamento ou motocicleta, quer um carro com aparência fora de estrada, jovial, com bom conteúdo e motor potente.
Para isso, a empresa decorou a picape com faixas laterais na porta e na parte de baixo da caçamba, um santoantonio exclusivo, soleira nas portas e adesivos registrando o nome da versão.
Os dirigentes da Ford não enxergam nenhum concorrente direto, uma vez que a S10 LT cabine simples saiu de linha. Pra valorizar o seu produto, a empresa coloca duas picapes derivadas de carros como possíveis concorrentes, embora saiba que são veículos de categorias diferentes. A comparação leva em conta, no entanto, o posicionamento de preço das versões aventureira da Strada e da Saveiro. A Strada Adventure custa entre R$ 52 e R$ 57 mil e a Saveiro Cross entre R$ 52 mil e R$ 54 mil.
O preço da Ranger é R$ 67.990,00.
O mercado de picapes médias dobrou nos últimos cinco anos, passando de 92 mil unidades em 2008 para 181 mil no ano passado. A Ford ocupa a terceira posição no ranking, que tem a liderança da GM, com a S10, responsável por 29,8% das vendas. Em segundo lugar está a Hilux, da Toyota, que tem 22,8% de participação. A Ford tem 13,2% e é seguida pela Amarok, da Volkswagen, com 12,9% e L200, com 12,8% e Frontier, com 6,6%.
Ranking
Fevereiro / 2014
Pos. | Marca / Modelo | Unidades | Part. % |
1º | GM/S10 | 3.653 | 29,8 |
2º | TOYOTA/HILUX | 2.799 | 22,8 |
3º | FORD/RANGER | 1.613 | 13,2 |
4º | VW/AMAROK | 1.582 | 12,9 |
5º | MITSUBISHI/L200 | 1.575 | 12,8 |
6º | NISSAN/FRONTIER | 808 | 6,6 |
Ficha técnica
Configuração:………………………… Picape média, cabine simples
Motor:……………………………………. 2.5 L DOHC EFI I-4 Duratec Flex
Posição:…………………………………… Dianteira, longitudinal
Combustível:……………………………… Gasolina/ Etanol
Nº de cilindros/ válvulas:……………… 4 em linha/ 16
Diâm. cil. x curso pistão (mm):……… 89 x 100
Cilindrada (cm³):………………………… 2.488
Relação de compressão………………. 9,7:1
Alimentação:……………………………… Bomba elétrica
Tração…………………………………….. 4×2 traseira
Desempenho
Potência máxima (cv)
Gasolina:………………………………….. 168 @ 5.500 rpm
Etanol:……………………………………… 173 @ 5.500 rpm
Torque máximo (Nm)
Gasolina:………………………………….. 236 @ 3.750 rpm
Etanol:……………………………………… 243 @ 4.250 rpm
Dimensões (mm)
Comprimento total:…………………….. 5.351
Largura total com espelhos:………….. 2.163
Largura total sem espelhos:………….. 1.850
Altura em ordem de marcha:………… 1.806
Entre-eixos:………………………………. 3.220
Bitola dianteira:………………………….. 1.590
Bitola traseira:……………………………. 1.590
Altura livre do solo:…………………….. 201
Ângulo de entrada (graus)……………. 28
Ângulo de saída (graus)………………. 26
Capacidades (kg)
Peso em ordem de marcha:…………… 1.743
Peso Bruto Total………………………… 3.200
Carga:………………………………………. 1.457
Número de assentos……………………. 2
Tanque de combustível (L):…………… 80
Caçamba
Comprimento (mm):…………………….. 2.317
Largura (mm):……………………………. 1.560
Largura entre caixas rodas:………….. 1.139
Altura (mm):……………………………… 511
Volume (L):……………………………….. 1.800
Espaço interno (mm)
Para cabeça dianteiro:………………….. 1.024
Para pernas dianteiro:………………….. 1.058
Para quadril dianteiro:………………….. 1.440
Para ombros dianteiro:…………………. 1.437
Garantia………………………………….. 36 meses sem limite de quilometragem
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