Chery e Audi dobram as vendas em 2014
— Chinesa cresce 142% e alemã 104%. As quatro marcas tradicionais perderam participação.
— Veja as marcas que mais cresceram e as que mais perderam no primeiro trimestre.
Atuando em segmentos completamente distintos, a Chery e a Audi tiveram em comum neste ano o excepcional crescimento no mercado. As duas marcas mais do que dobraram o volume de vendas no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado.
Com um catálogo que reúne 5 modelos entre R$ 30 mil e R$ 52 mil, a marca chinesa vendeu de janeiro a março 2.445 unidades, 142% a mais do que em 2013, sendo que o grande destaque foi o Celer, responsável por 37% das vendas da marca.
No caso da Audi o A3 sedã foi o carro responsável pelo grande crescimento de vendas.
Outras marcas de pequeno volume de vendas tiveram aumentos de vendas expressivos este ano, caso da BMW, terceira que mais cresceu, com aumento de 87.5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado e da Míni, que aumentou as vendas em 69,8%.
Num patamar abaixo, mas também com aumento de venda importante, aparecem os veículos comerciais da Iveco (+27,1%), a Shineray (+ 17.5%) e a Chrysler (+15.6%).
A Renault e a Hyundai, que disputam a liderança entre as montadoras novas, também, tiveram crescimento expressivo (acima de 10%) no trimestre: a marca francesa aumento as vendas em 21,7% e a coreana 10,6%.
Nenhuma das marcas tradicionais teve aumento de vendas este ano. A que menos perdeu foi a Ford, que vendeu 0,65% a menos, caindo de 70.849 unidades no primeiro trimestre de 2013 para 70.383 neste ano. A Volkswagen foi a que mais perdeu: vendeu 135.545 este ano, uma queda de -13,6%, pois tinha vendido nos três primeiros meses do ano passado 156.810 carros.
A Fiat perdeu 2,3%, caindo de 178.880 para 174.773 e a GM perdeu 3,0%, passando de 141.103 para 136.820 unidades.
Dezoito, das 40 marcas mais vendidas, tiveram crescimento de vendas este ano, 22 marcas venderam menos do que no primeiro trimestre de 2013.
As marcas Lifan e Rely não foram consideradas porque não atuaram durante todo o primeiro trimestre do ano passado e portanto não pode haver parâmetros de comparação. Se fossem consideradas teriam tido aumentos fora de propósito: 398,2% (Rely) e 1.114,7% (Lifan).
No total, o mercado de carros e comerciais leves vendeu no primeiro trimestre deste ano 774.085 unidades, uma queda de 1,7% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, quando foram vendidas 787.705 unidades.
Quem mais cresceu | ||
1º trimestre 2013/1º trimestre 2014 | ||
Marca | Vendas 2014 | Crescimento |
1) Chery | 2.445 | 142,30% |
2) Audi | 2.815 | 104,70% |
3) BMW | 3.615 | 87,50% |
4) Míni | 625 | 69,80% |
5) Iveco | 930 | 27,20% |
Quem mais perdeu | ||
1º trimestre 2013/1º trimestre 2014 | ||
Marca | Vendas 2014 | Queda |
1) Chana | 73 | 72,90% |
2) Hafei | 305 | 59,80% |
3) Jeep | 426 | 51,30% |
4) Jinbei | 215 | 40,40% |
5) Jac | 2.710 | 36,70% |
Veja qual foi a evolução de venda de todas as marcas no primeiro trimestre
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.