Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Táxis elétricos deixam de emitir 75 t de CO2 num ano

Joel Leite

07/04/2014 11h27

— Cada Leaf da frota de táxi do Rio de Janeiro deixou de emitir cinco toneladas de dióxido de carbono

T

A Nissan forneceu à prefeitura do Rio de Janeiro 15 unidades do Leaf, o carro elétrico usado como táxi e que rodaram, juntos, mais de 500 mil quilômetros em um ano. Se comparado a um carro movido a gasolina, cada táxi deixou de emitir cinco toneladas de CO2, isso quer dizer que a frota inteira deixou de emitir 75 toneladas de CO2 em um ano.

O programa completou um ano em março e tem como objetivo tornar mais limpo o ar da cidade. Se a frota total de 33 mil táxis do Rio de Janeiro fosse trocada por carros elétricos daria para eliminar 165 mil toneladas de CO2 por ano.

Além da redução da emissão de poluentes, o Leaf gera uma economia de R$ 10 mil em relação a um carro a álcool e de R$ 8,7 mil em relação a um carro à gasolina.

O Leaf começou a ser vendido em 2010 no Japão, Estados Unidos e no ano seguinte na Europa. Já tem mais de 100 mil unidades vendidas pelo mundo. Sua bateria oferece autonomia para 160 km e pode ser recarregada numa tomada comum em quatro horas.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.