Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Land Rover “transparente” é só o começo

Joel Leite

09/04/2014 13h54

— As invenções sobre rodas estão longe de serem esgotadas; os próximos 25 anos levarão a indústria a níveis jamais alcançados.

Quando parece que não tem mais nada pra inventar no mundo do automóvel surge um maluco com uma proposta dessas: um capô transparente, que permite ao motorista enxergar o piso da via em baixo do carro.

A novidade será mostrada pela Land Rover no Salão de Nova York, no próximo dia 16, no carro-conceito Discovery Vision.

O capô transparente proporciona visão total do que está abaixo e à frente do capô do carro com total clareza, facilitando a dirigibilidade e oferecendo mais segurança, principalmente nas ações fora de estrada.

Na verdade o motorista não vê através do capô, mas sim por uma tecnologia que capta imagens de câmeras posicionadas na grade dianteira dos veículos e as projetam no capô. O capô é transformado em uma grande tela de projeção.

O chamada de "Capô Transparente", indica, segundo a montadora, o que deverá nortear o futuro da Land Rover em termos de tecnologia para rodar em todos os tipos de terreno.

O sistema permite também que o motorista tenha o total controle do posicionamento das rodas dianteiras, ideal em situações fora de estrada.

Segundo Wolfgang Epple, diretor global de tecnologia e pesquisa da Jaguar Land Rover, é preciso proporcionar uma evolução contínua que ofereça total segurança e robustez para que o motorista consiga ter um excelente desempenho e conforto em todos os tipos de terreno.

"Para isso – disse o executivo – estamos desenvolvendo uma série de novas tecnologias, incluindo o "capô transparente", que auxilia os motoristas em qualquer situação, desde os mais desafiadores obstáculos off road até uma simples manobra de estacionamento na cidade".

O carro conceito de Nova York vai mostrar também as visões de desenho que servirão como base para a nova família de utilitários esportivos da marca, que terão por base os seguintes conceitos: linhas arrojadas, capacidade de enfrentar qualquer tipo de terreno e ampla versatilidade.

Responsável pelo "capô transparente", Wolfgang Epple sinaliza que as invenções sobre rodas estão longe de serem esgotadas; diz que muita coisa revolucionária está chegando por aí: "Acredito que os próximos 25 anos serão extremamente dinâmicos e empolgantes em relação às novas tecnologias, que levarão a indústria automobilística a níveis jamais alcançados antes. Serão avanços imensos em termos de sustentabilidade, segurança e capacidade", prevê.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.