Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Nissan começa com o March; Versa será feito ainda este ano

Joel Leite

15/04/2014 13h26

— Fábrica da marca japonesa inaugurada hoje (15) terá capacidade para 200 mil carros, podendo chegar a 500 mil.

A Nissan inaugurou nesta terça-feira (15) a fábrica onde será feito o March "brasileiro", a nova versão do seu carro pequeno que até agora é importado do México, com a presença do governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, do presidente mundial da aliança Renault-Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn e outras autoridades.

A versão que será fabricada em Resende, no Rio de Janeiro, é bem diferente da mexicana, a frente é nova, assim como a estamparia; os faróis têm novo formato, máscara negra e luz de led.

A avaliação da empresa é de que o March novo é tão diferente que ela vai incorporar o nome "new", mas o "old" vai permanecer em linha, importado, com uma versão básica com motor 1.0.

A fábrica tem capacidade para 200 mil unidades, sendo que até o fim do ano vai produzir também o Versa, versão sedã do March.

O projeto total recebeu investimentos de R$ 2,6 bilhões e criou 2000 postos de trabalho diretos, seno mais 2000 indiretos, funcionários que vão atender os fornecedores da Nissan na região de Resende ou dentro da própria fábrica, que ocupa um terreno de 2,7 milhões de metros quadrados.

Assim, a capacidade de produção poderá mais do que dobrar caso a demanda assim exija. Na fase de construção da fábrica, 370 funcionários fizeram treinamento em outras unidades Nissan, no México e no Japão e disseminaram os conhecimentos na unidade de Resende. Segundo o diretor de Manufatura da fábrica, Wesley Custódio, o resultado foi além da expectativa.

"Os japoneses ficaram entusiasmados com a disposição do brasileiro de passar adiante os conhecimentos adquiridos; o brasileiro gosta de dividir o que aprende".

A Nissan terá 40 fornecedores, sendo seis instalados dentro da própria área da fábrica: quatro japoneses e dois brasileiros. Outros quatro fornecedores poderão ser instalados dentro da unidade.

Joel Leite, de Resende, RJ

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.