Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Preço do carro zero tem a maior alta desde 2004

Joel Leite

17/04/2014 15h58

— Montadoras conseguem repassar aumento ao consumidor: preço do carro zero sobe 4% no trimestre.

O aumento dos preços por causa da inclusão do airbag e do ABS nos carros em 2014 atingiu o mercado informal. O índice Autoinforme/Molicar, que calcula o Preço de Verdade do carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, registrou alta de 4% no primeiro trimestre, com alguns carros, como Celta, S10, Palio e Fiesta superando os 10% (veja mais adiante).

Foi o maior aumento de preço no período desde 2004, quando os carros tiveram uma alta histórica de 7,7% em três meses. Naquele ano o carro teve uma majoração de 14,6% de janeiro a dezembro, o maior aumento anual hoje.

Nos últimos oito anos o mercado esteve em baixa em relação a preço. Observe no gráfico que, em quatro desses oito anos os preços caíram e nos outros quatro os aumentos foram insignificantes: o maior deles aconteceu em 2007, quando o preço subiu apenas 2,6% durante os doze meses.


Pela primeira vez nos últimos anos a indústria conseguiu repassar para o consumidor quase todo aumento oficial de preço: segundo a Fenabrave, as tabelas das montadoras sofreram um aumento de 5% no trimestre.

As três grandes estão entre as marcas que ficaram mais caras no período: os preços dos carros da GM tiveram aumento médio de 5,9%, os da Fiat 5,7% e os da Volkswagen 5,5%.

Mas foram as pequenas Jeep, Jac e Rely as que mais subiram. O aumento médio dos carros da Jeep foi de 8,9%, os da Rely subiram 6,2% e os da Jac 5,8%.

Além dessas, tiveram aumentos acima da média a Chery (+5,2%), a Troller (+4,3%) e a Toyota, com alta de 4,1% no trimestre.

Outras 29 marcas registraram aumentos nos preços, mas abaixo da média de 4%, casos da Ford (+3,1%), Land Rover (+3,9%), Renault (+3,6%), Citroën (+3,5%) e Honda, que teve aumento médio de 3,1% no trimestre (veja tabela completa).

Bentley e Geely mantiveram os preços estáveis e outras dez marcas, todas com pequena participação no mercado, tiveram queda de preço nos três primeiros meses do ano, casos da Tac (- 9,2%), Ram (- 8,1%), Changan (- 4,9%) e Dodge (-1,9%).

Marcas que mais subiram
1º trimestre 2014

Jeep 8,90%
Rely6,20%
Chevrolet5,90%
Jac5,80%
Fiat5,60%
Autoinforme/Molicar 

Marcas que mais caíram
1º trimestre 2014

Tac-9,20%
Ram-8,10%
Changan-4,90%
Dodge-1,90%
Morris garage-1,30%
Aston martin-0,70%
Autoinforme/Molicar 



O Celta ficou 14,3% mais caro

Pelo menos dez modelos tiveram um aumento real de preço de mais de 10% no primeiro trimestre deste ano. Duas versões do Celta foram as que mais subiram: o Celta LT 1000cc, que no primeiro trimestre do ano passado custava R$ 28 mil, está sendo cotado hoje, conforme pesquisa Molicar, por R$ 32 mil. Uma alta de 14,3%. A versão LS 1000cc subiu de R$ 26,4 mil para R$ 30 mil, alta de 13,6%.

Mais oito carros tiveram aumentos expressivos no trimestre, acima de 10%, com o Palio Sporting, que subiu de 37,3 mil para 41,9 mil (aumento de 12,3%), a picape S10 LT 4 X 4, com alta de 11,4% e o Fiesta SE 1.6, cujo preço subiu 10,9% no período.

Os que caíram de preço foram carros que saíram de linha no ano passado e portanto as vendas em 2014 referem-se a estoque antigo, casos do Gol G4, Corolla velho e Uno.

Carros que mais subiram
1º trimestre 2014

MODELO / VERSÃOjan/14mar/14var.%
CELTA LT 1.0 VHC-E 8v 4P28.00032.00014,3
CLASSIC LS 1.0 VHC-E 8v 4P26.40030.00013,6
PALIO SPORTING 1.6 16v 4P37.30041.90012,3
S-10 PICAPE LT (C.Dup) 4X4 2.8  Dies. 4P105.000117.00011,4
S-10 PICAPE LS (C.Sim) 4X4 2.8  Dies. 2P83.00092.40011,3
NEW FIESTA HATCH SE 1.6 16v 4P44.20049.00010,9
COBALT SEDÃ LT 1.8 8vAut.) 4P46.80051.50010
FIAT STRADA (C.S) WORKING 1.4 8v 2P32.00035.20010
FOX 1.0 TEC 8V 4P32.00035.20010
COBALT SEDÃ LS 1.4 8v 4p39.10043.00010

Veja a lista dos 40 carros que mais subiram e caíram de preços no trimestre

Alta de 1,6% num mês

Março registrou o maior aumento real de preço no mercado de carros novos. Na média houve uma alta de 1,6%, sendo que algumas marcas ficaram bem mais caras. Caso da Jac, cujos modelos subiram, em média, 5,4% no mês. A Land Rover teve alta de 4,3% e outras seis marcas tiveram aumentos acima dos 3%.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.