Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Volks garante: Gol vai manter a liderança em 2014

Joel Leite

24/04/2014 17h11

— Diretor de Marketing aposta com que quiser que o velho campeão vai fechar 2014 mais uma vez como o mais vendido

Axel Schroeder, diretor de Marketing da Volkswagen, desafiou para uma aposta quem está colocando em dúvida a capacidade do Gol manter a liderança de vendas mesmo sem a versão G4, que dava fôlego ao modelo líder do mercado brasileiro por 27 anos.

Para a Volkswagen, o fim do Gol G4 não vai impactar na redução de participação total no mercado porque, pouco a pouco, o Up, lançado no início deste ano, vem ocupando o espaço na base do mercado.

Com preço a partir de R$ 26,9 mil (versão duas portas lançada nesta quinta-feira – veja matéria) o novo modelo está atendendo o segmento de entrada, que era consumidor do Gol velho. Mas o modelo Gol, este sim está perdendo espaço. Em fevereiro ele vendeu apenas 14.079 unidades e em março 12.529, sendo ultrapassado pela picape Strada, que ficou em primeiro lugar e pelo Pálio, que ficou em segundo. O carro da Volks amargou a terceira posição (veja o ranking dos três primeiros meses do ano).

Apesar da confiança, Axel Schroeder não convenceu: se o Up está ocupando o espaço que antes pertencia ao G4, como o Gol vai conseguir o patamar de vendas do ano passado, cerca de 20,1 mil unidades por mês?

O diretor argumenta que a marca vai manter a participação, mas não explicou como o Gol vai manter a liderança: se vai aumentar as vendas ou se os concorrentes não terão fôlego para brigar pelo primeiro lugar no ranking

O Up vem crescendo, vendeu 2.115 em fevereiro e 3.517 em março. Em abril ele está ameaçando o Fox na luta para entrar entre os dez mais vendidos. Mesmo assim, as vendas dos dois (e dos demais modelos da marca), não está garantindo à Volkswagen o retorno ao patamar de 17,5% registrado no ano passado. A marca tem no acumulado do ano apenas 16,5% de participação, o pior desempenho da história.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.