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Um pacote de tecnologia para os caminhões Mercedes

Joel Leite

16/05/2014 14h19

— Montadora investe para ser "líder de preferência" do consumidor e superar a Man

O mercado de caminhões corre o risco de cair até 10% este ano, mesmo assim (ou talvez por isso mesmo) as empresas estão investindo, com o objetivo de manter a participação nas vendas.

No entanto, as montadoras acreditam que o agronegócio pode ter safra recorde em 2014, a construção civil vai continuar muito bem no País e os comerciantes (atacadistas e varejistas) vão alimentar o segmento dos pesados e com isso as expectativas em relação às vendas neste ano podem mudar.

A Mercedes-Benz resolveu apostar na tecnologia para se diferenciar da concorrência e lançou um pacote com 40 sistemas e equipamentos para seus caminhões pesados e extrapesados, objetivando os frotistas, que precisam de máquinas modernas, atributo importante, nos dias de hoje, para manter o profissional na empresa.

A apresentação das novas tecnologias foi feita nesta quinta-feira (15), em Porto Alegre. São 40 tecnologias que serão empregadas nos três modelos de pesados e extrapesados da marca.

Os novos equipamentos oferecem menor consumo de combustível, menor custo operacional, maior conforto e melhor desempenho. Essas tecnologias foram desenvolvidas com investimento de R$ 300 milhões entre 2014 e 2015. A fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, onde são produzidos os caminhões, é a mais moderna fora da Alemanha.

O Actros, o Axor e o Atego foram equipados com câmbio automatizado desenvolvido pela própria Mercedes, com isso oferecem mais conforto ao motorista e reduzem o consumo.

O semipesado Atego tem novo tanque com capacidade para 600 litros, novo acabamento interno e oferece 453 quilos a mais de capacidade de carga do que seus concorrentes.

Os extrapesados Axor e Actros receberam novos eixos, que aumentaram o intervalo de manutenção em quase 50%.

Destaque para o sistema FleetBoard que permite ao frotista monitorar o estilo de condução de cada motorista, podendo controlar o que cada um faz de errado.

Outras tecnologias que merecem destaque são: a suspensão a ar da cabine do Axor, que ajuda a absorver melhor as irregularidades das estradas, eixos sem redução de cubos que reduzem o consumo, suspensão a ar de quatro bolsas nos eixos traseiros que geram maior preservação da carga e mais facilidade para o engate da carreta.

"Com isso, a Mercedes-Benz quer se tornar líder na preferência dos frotistas e dos motoristas e com isso assumir a liderança do segmento", disse o presidente da montadora no Brasil Philipp Schiemer. Hoje a Mercedes-Benz é a segunda marca mais vendida no Brasil'a líder é a Man.

Durante uma volta rápida com o extrapesado Actros, no autódromo Velo Park, em Porto Alegre, pudemos testar o novo câmbio automatizado PowerShift, que oferece trocas de marchas tão suaves quanto a de um carro (se não forem mais suaves ainda).

O conforto oferecido na cabine também impressiona, os controles no painel são de fácil acesso, os bancos têm suspensão independente que se adapta ao peso do motorista e sobra espaço interno para o motorista.

 

Caio Bednarski

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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