Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Todos os carros GM feitos no Brasil correm risco de incêndio

Joel Leite

20/05/2014 12h19

Empresa faz recall 238.360 carros para trocar filtro de combustível defeituoso. Só utilitários (S10 e TrailBlazer) e importados ficaram de fora.

Onix-2014_azul

Os carros Classic, Cobalt, Montana, Spin, Cruze, Cruze Sport, Celta, Onix, Prisma, fabricados no Brasil e o Agile, feito na Argentina, podem pegar fogo por causa de vazamento de combustível próximo ao tanque.

O risco de incêndio foi revelado pela General Motors, que, conforme manda a lei, terá que fazer a substituição do filtro para que o problema seja resolvido. No total, 238.360 carros estão com defeito, fabricados entre o final do ano passado e o início de deste.

Segundo a própria montadora, há risco de incêndio em caso do contato do combustível com chama externa, o que poderia causar queimadura aos ocupantes. O problema ocorreu por falha na fabricação do filtro de combustível.

Nos Estados Unidos, a General Motors Corporation levou uma multa de US$ 35 milhões do governo por demorar a fazer recall de veículos. A empresa acabou chamando para consertar 2,7 milhões de veículos no país.

O Ônix foi o mais atingido no recall brasileiro: 69.350 unidades do modelo estão com defeito. Em seguida vem o Prisma, com 41.575 carros chamados para a troca do filtro. O Ágile é o menos atingido, com 1.750 unidades defeituosas. Veja a lista dos carros chamados

Veja a lista dos carros chamados.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.