Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Só picapinhas, sedãs e SUV crescem este ano

Joel Leite

22/07/2014 12h02

O RAV4 foi o utilitário esportivo que mais cresceu. No segmento dos sedãs, o as vendas do C4 aumentaram 159%.

Somente três, dos 15 segmentos de carros e comerciais leves do mercado brasileiro, apresentaram crescimento de vendas no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Todos os outros venderam menos do que no período janeiro-junho de 2013.

Os utilitários esportivos tiveram um aumento de 9,4%, as picapes 5,1% e os sedãs 4,6%.

Outros três segmentos venderam menos do que no primeiro semestre do ano passado, mas tiveram uma queda menor do que a média do mercado, que vendeu 7,3%. Os sedãs pequenos caíram 0,7%, os sedãs grandes 4,6% e as picapes médias perderam 5,5%.

Todos os outros – um total de nove segmentos – tiveram queda de vendas maior do que a média do mercado. Veja o ranking dos segmentos.

Grandes aumentos de vendas

Pelo menos seis utilitários esportivos dobraram as vendas no primeiro semestre: o Toyota RAV4 vendeu 4.090 unidades, quase cinco vezes mais do que no ano passado; o Audi Q3 cresceu de 713 unidades para 1.888, aumento de 165% e o Chery Tiggo passou de 469 para 1.119. Com volume menor de vendas, o Touareg (96 para 224) e o BMW X5 (de 60 para 128), também aumentaram as vendas.

O segmento dos utilitários esportivos se beneficiou também com a chegada de dois modelos, o Tracker, da GM e o X60 da Lifan. O Tracker vendeu 8.499 unidades e o Lifan 2.042. Outros 14 carros tiveram crescimento acima de 15% no semestre, casos do Honda CRV, que vendeu 2.870 unidades, contra 1.969 no primeiro semestre do ano passado (+46%), o Freemont; o Mitsubishi ASX, que cresceu 32% (de 4.292 para 5.684), o Hyundai ix35, com aumento de 25% (de 5.600 para 7.026) e o Renault Duster, que passou de 19.129 para 22.298, um aumento de 17%.

Outros 26 carros perderam mercado em relação a 2013, entre eles o Mitsubishi Pajero, que perdeu 14%, caindo de 8.453 para 7.277 unidades, e do Ecosport, que vendeu apenas 25.997 unidades neste ano, contra 33.035 no primeiro semestre do ano passado, uma queda de 21%. Veja o ranking de crescimento dos utilitários esportivos.

Lançamentos ajudaram no crescimento

Além de dois carros que não eram vendidos no ano passado, o segmento dos sedãs médios cresceu graças às novidades apresentadas por várias marcas. O Audi A3 e o Altima não eram comercializados no início de 2013. No primeiro semestre deste ano venderam, pela ordem, 1.025 e 265 unidades.

O C4 sedã, o Nissan Sentra, Ford Focus sedã e o Ford Fusion receberam modificação na linha e tiveram crescimento expressivo. O sedã da Citroën vendeu 5.006 unidades, contra 1.930, aumento de 159%; o Focus sedã cesceu 120%, passando de 3.526 para 7.777 unidades; o Sentra cresceu 116%, passando de 3.212 para 6.944 unidades e o Fusion saltou de 3.837 para 6.401, aumento de 67%.

Por outro lado, os carros que não tiveram as linhas atualizadas apresentaram quedas expressivas de vendas, casos do Kia Cerato, que caiu 39%, vendendo apenas 2.118 unidades este ano, do Jetta (-39% e 3.990 unidades em 2014) e o Fluence, que passou de 7.058 no primeiro semestre de 2013 para apenas 3.632 este ano.

O Cruze vendeu 10% a menos, passando de 11.599 para 10.476; o Peugeot 408 perdeu 13% e o Linea caiu 27%. Veja o ranking de crescimento dosa sedãs.

Strada é mais da metade do segmento

Com apenas seis modelos, o segmento das picapes derivadas de automóveis é totalmente dependente da Strada. Com 75.295 unidades vendidas no primeiro semestre a picape da Fiat tem mais da metade das vendas (128.075 unidades no período) e cresceu 21,4% (no primeiro semestre de 2013 ela vendeu 62.004 unidades).

A Saveiro teve um pequeno crescimento, de 1%, com vendas de 34.403 unidades. Todas as outras picapes pequenas tiveram queda de vendas: a Montana caiu 19%, a Peugeot Hoggar 24% e a Ford Courier deixou de ser fabricada. Veja o ranking de crescimento das picapes.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.