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Saveiro ganha da Strada pelos equipamentos

Joel Leite

21/08/2014 18h04

— Veja tudo o que as duas picapes têm, o que oferecem ao consumidor e quanto custa

A Volkswagen chegou agressiva com a sua nova Saveiro, agora com uma versão cabine dupla e cheia de equipamentos. Diz que vai desbancar a Strada e tornar-se líder do segmento das derivadas de automóveis. Pode ser, mas se isso ocorrer o mercado brasileiro terá duas picapes entre os veículos mais vendidos.

A Strada chegou a liderar o ranking em fevereiro e permanece entre os cinco carros mais vendidos, com média de 12.400 unidades por mês. Mesmo se perder parte dessas vendas para a concorrente, deverá ficar na lista dos mais vendidos no País.

Neste ano, a Strada vendeu 87.875 unidades, mais do que o dobro da Saveiro, que teve 41.696 de janeiro a julho. Mas nos segmentos onde disputou – cabine simples e cabine estendida – a Saveiro venceu a concorrente nos últimos três meses.

Mas qual é a melhor opção para o consumidor? Esse Comparativo Financeiro revela que a picape da Volkswagen é superior à concorrente em maior número de itens. A comparação é feita apenas dos atributos estáticos, sem levar em conta a experiência em dirigir os carros: foram avaliados os equipamentos e as disponibilidades de opcionais, assim como itens que podem encarecer o uso do veículo, como seguro e consumo, além da depreciação, que desvaloriza o carro na hora da revenda.

Dos 58 itens comparativos entre a Saveiro Cross e a Strada Adventure Locker – ambas topo de linha e cabine dupla – a picape da Volks tem 44 de série, cinco opcionias e nove não disponíveis. A Strada tem 28 itens de série, 16 opcionais e 14 itens não disponíveis.

A Saveiro é notadamente superior quando se fala em equipamentos. Ela vem com vários itens de segurança que a concorrente não tem nem como opcional, como controle de tração, controle de estabilidade, ABS com EBD e off road, assistente de partida em rampa e freio a disco nas quatro rodas. A Strada tem ABS com EBD, mas fica por aí. Nem o rádio e o retrovisor elétrico são de série.

Ganha também no espaço interno para passageiros, com lugar para três pessoas no banco de trás, enquanto a Strada carrega apenas dois.

A picape da Fiat ganha na motorização, com o seu motor 1.8 de 132 cavalos, que faz uma final melhor do que a Saveiro: chega a 179 km/h, contra 177 da concorrente. A Saveiro, no entanto, tem melhor aceleração: atinge aos 100 km/h em 10,1 segundos, contra 10,3s da Strada. Com um equipamento semelhante, um 1.6 de 16V, a picape da Volks tem um consumo bem inferior: com gasolina, faz 10,6km/l na cidade e 12,2km/l na estrada, enquanto a Strada faz 9,8km/l na cidade e 11,1km/l na estrada.

A picape da Fiat leva vantagem ao oferecer ao consumidor a opção de câmbio automatizado, item que a Volkswagen não colocou na Saveiro, embora tenha como opcional em todos os seus carros pequenos. A troca de marchas no volante também é opcional.

Outro equipamento que a Strada oferece e a Saveiro não disponibiliza é o teto solar. A picape da Fiat tem também janela traseira corrediça de série, enquanto na Saveiro é fixa, com desembaçador. A Volks resolveu o problema de circulação de ar na traseira com os vidros laterais basculantes.

Quanto ao valor de revenda, a Strada é vencedora. O índice Autoinforme/Molicar de Depreciação mostra que a picape da Fiat perde apenas 11,9% do valor após um ano de uso, enquanto a Saveiro perde 13,2%. O cálculo da depreciação é feito pela média de todas as versões disponíveis no mercado.

O seguro é quase o mesmo: o valor cobrado pela Liberty para o perfil de homem, 40 anos, casado, com garagem em casa, sai por R$ 3.402,00 (Strada) e R$ 3.408,00 (Saveiro).

E o preço também é semelhante, com uma pequena vantagem para a Saveiro, que custa R$ R$ 59.990,00, contra R$ 61.097,00 da Strada. A diferença está na franquia: o dono da Saveiro paga R$ 2.640,00 e o da Strada R$ 2.505,00.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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