A Série F volta com mudanças, mas com a mesma cara
— Ford investiu R$ 145 milhões para retomar a produção. Principais novidades são motor e câmbio
A Ford parou de produzir a Série F em 2011, mas tinha um grande estoque nas concessionárias, com isso as vendas continuaram em 2012 e tiveram ótimo desempenho.
Diante da grande procura, a montadora começou a avaliar a volta dos caminhões semi leves e leves ao mercado. E na última quinta-feira (21) lançou a nova Série F, que terá uma linha de montagem exclusiva, pois a montadora investiu R$ 145 milhões para retomar a produção, gerando 200 novos empregos.
A nova Série F tem novo motor 2.8 de 150 cavalos de quatro cilindros e nova transmissão de cinco marchas, essas duas novidades fazem com que o caminhão seja 6% mais econômico do que a versão anterior. Outro destaque do novo motor é o fato dele já ser preparado para o B20, podendo receber até 20% de biocombustivel na mistura com o diesel.
As mudanças mecânicas que o caminhão o deixaram 90 quilos mais leve, além de reduzir os ruídos internos. Externamente o desenho é o mesmo da versão anterior.
O lançamento da Ford chega em três versões: F-350, F-4000 4×2 e F-4000 4×4. A primeira é um semi leve, com capacidade de carga útil de 2.128 quilos. Este modelo é voltado para hortifrutis, insumos agrícolas, materiais de construção e animais vivos, entre outros serviços.
A segunda tem capacidade de carga útil de 3.949 quilos, tração 4×2, voltada para prestação de serviços parecidos com a da versão de entrada.
A terceira versão tem capacidade para transportar 3.810 quilos de carga útil, com tração 4×4. Ela é voltada para manutenção de redes elétricas, telefonia, água, esgoto, além de diversas aplicações rurais, suporte na mineração, construção civil e militar.
Como itens de série desde a versão de entrada, a Série F vem com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), ABS e ar-condicionado.
Antes do lançamento a Ford fez uma ação de pré-vendas, conseguindo vender 800 unidades, mas não divulgou a expectativa de vendas para o ano. Anunciou apenas que o volume de vendas deve ser dividido em 50% de F-350 e 50% de F-4000.
Primeiras impressões da Série F-4000 4×2 e 4×4.
Durante o evento de lançamento na Fazenda Coronel Jacinto, em Bragança Paulista, São Paulo, a montadora preparou dois tipos de circuitos fechados para o test-drive das versões F-4000 4×2 e 4×4.
Durante o trajeto, passamos por áreas alagadas, subidas com inclinações de 26º em 30º, áreas de terra com grandes buracos, lombadas em sequência, entre outros obstáculos.
O motor é o mesmo para duas versões, e oferece bom torque para suportar o peso do caminhão carregado. O novo sistema de transmissão é bem resistente para os trancos e solavancos do dia-a-dia, mas o encaixe poderia ser mais preciso.
O sistema de tração funciona muito bem, é fácil de usar e não deixa na mão, mesmo enfrentando terrenos de difícil acesso.
A acústica da cabine do motorista é boa e a sensação que ela passa, é de estar dirigindo uma picape grande.
Confira o preço de cada versão:
F-350 – R$ 101.290,00
F-4000 4×2 – R$ 117.290,00
F-4000 4×4 – R$ 133.290,00
Caio Bednarski
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