Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas diárias são as piores desde fevereiro de 2012

Joel Leite

25/08/2014 13h15

Passa a Copa e mercado não se recupera: agosto vende apenas 11.950/dia; Gol mantém liderança

 

Passou a Copa, começou a época dos lançamentos, das novidades, a chegada da linha 2015, a expectativa do Salão do Automóvel em outubro.

E o governo já garantiu que não vai retornar o IPI para carros de passeio até dezembro.

Tudo isso, no entanto, não está sendo suficiente pra animar o mercado. As vendas neste mês continuam fracas. Foram vendidos até agora 191 mil carros. Isso em três semanas.

A média diária, de 11.950 unidades é a pior desde fevereiro de 2012, conforme números parciais do Renavam.

A tendência é de uma pequena melhora nesta última semana, mas o mês de agosto já está condenado a ser um dos piores dos últimos anos.

Entre as montadoras, recuperação da Volkswagen e queda da GM: a Volks tem 19,5 % e a GM 15%. A Fiat lidera com 21,5% das vendas totais de carros e comerciais leves.

O Gol mantém a recuperação, está em primeiro lugar por enquanto, com 650 unidades na frente do Palio. A Strada está em terceiro.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.