Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Mais um mês fraco; queda no ano chega a 9,5%

Joel Leite

01/09/2014 09h16

Com 258.782 unidades, agosto vendeu menos do que julho (-0,4%) e agosto do ano passado (-13,6%). Vendas diárias cresceram +1,3%

Agosto foi mais um mês de vendas fracas no mercado de carros novos. Com apenas 258.782 unidades, perdeu para julho (-0,4%) e para agosto do ano passado (-13,6%). Foi um dos piores meses do ano, conforme números provisórios do Renavam.

Pra não dizer que tudo foi negativo, as vendas diárias tiveram um pequeno crescimento em relação a julho, + 1,3%: foram vendidos em agosto 12.323 carros por dia, contra 12.166 no mês anterior.

No acumulado do ano, a defasagem em relação ao período janeiro-agosto do ano passado chegou a 9,5%, uma queda inimaginável no início do ano e que está superando mesmo as estimativas pessimistas dos dirigentes do setor.

Foram vendidos até agosto 2,121 milhões, 223 mil carros a menos do que no mesmo período do ano passado: quase um mês a menos de vendas.

No ranking por marcas, a Fiat mantém a liderança, vendeu 56.130 unidades e ficou com 21,7% das vendas. A Volkswagen, segunda colocada, vendeu 48.435 carros e ficou com 18,7% e a GM, embora tenha mantido a terceira posição, perdeu participação, ficou com apenas 15% do mercado: vendeu 11,4 mil carros a menos, sendo que os mais atingidos foram o Ônix (-3,7 mil) e o Prisma (1,8 mil).

A Ford segue em quarto e a Renault recuperou a quinta posição, que tinha perdido para a Hyundai, graças as boas vendas do Sandero novo. A coreana ficou em sexto desta vez.

Toyota, Honda, Nissan e Mitsubishi completam a lista das dez marcas mais vendidas em agosto.

Veja o ranking das 40 marcas mais vendidas no mês

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.