Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Domingo, 8 da noite: dia e hora preferidos do ladrão de moto

Joel Leite

02/09/2014 15h45

– Levantamento da Ituran aponta locais, horários e as motos mais roubadas: Itaquera e Vila Mariana estão entre os bairros mais atingidos

Domingão, oito da noite. Esses são os ingredientes perfeitos para chamar atenção dos ladrões de motos.

Um levantamento feito pela empresa de rastreamento de veículos Ituran Brasil, constatou que os dias da semana com maior incidência de roubo e furto são sábado e domingo. Nada menos do que 17% das ocorrências são feitas no sábado e mais 17% no domingo.

O levantamento também registrou os bairros onde ocorrem a maior parte dos furtos e roubos: Itaquera e Tatuapé, na Zona Leste, Campo Limpo e Vila Mariana, na Zona Sul, e Barra Funda, na Zona Oeste, estão entre os mais atingidos (veja a lista).

O período do dia com mais ocorrências são entre 20h01 e 23h, conforme o banco de dados da empresa.

O curioso é que a moto mais roubada não é Honda CG, disparada a campeã de vendas e a que tem o maior volume na frota. A moto mais roubada segundo os dados da Ituran Brasil é a Yamaha Fazer 250, talvez por ser uma máquina mais potente, mais rápida, mais cara, características que fazem a preferência dos marginais. A Honda CG 150 é a segunda mais roubada, seguida pela CB 300R e pela XRE 300, ambas Honda. (veja as dez mais roubadas).

Além do sábado e domingo, os dias de semana mais afetados pelo roubo são quarta-feira e quinta-feira, com 15%, terça-feira com 13%, segunda-feira com 12% e sexta-feira com 11%.

Os horários mais afetados são das 2h01 às 23h, com 23% das ocorrências; entre 5h01 e 8h, com 17%, entre 17h01 e 20h, com 16% (horário de maior fluxo), das 23h01 e 2h, com 13%, das 14h01 e 17h, com 9%, das 8h01 e 11h, com 7%, e das 2h01 e 5h, com 5%.

Veja a lista das dez motos mais roubadas em São Paulo  

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.