Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Falta d’água provoca alta da Inflação do Carro

Joel Leite

09/09/2014 14h36

– Problema de abastecimento produziu aumento no preço da lavagem do carro: foi o item que mais subiu em agosto.

 

A Inflação do Carro da Agência AutoInforme registrou em agosto a maior alta dos últimos cinco meses, + 0,35%, fechando o período janeiro – agosto com alta de 2,7% .

O índice mensal é semelhante ao IPC da Fipe (0,34%), mas no acumulado do ano a Inflação do Carro é menor. O índice Fipe para o acumulado até  agosto é de 3,57%.

O estudo, que apura mensalmente a evolução dos preços de todos os itens necessários para o motorista andar com o carro e fazer a manutenção preventiva, mostrou que a falta d'água em São Paulo teve um impacto importante na alta dos preços: a lavagem do carro foi o item que mais subiu no mês: a lavagem simples teve alta de 1,94% e a lavagem completa ficou 1,05% mais cara.

O levantamento de preços para a composição da Inflação do Carro separa a lavagem simples da lavagem completa porque são serviços diferenciados, conforme explicou Cláudio de Simone, coordenador da pesquisa.

"Na lavagem simples o carro leva apenas água por fora, na completa, o carro é encerado e esguichado por baixo", disse Cláudio. "O impacto só não foi maior porque a lavagem tem uma participação pequena no total de gastos com o carro, apenas 2,64%. Caso contrário, a alta da Inflação no mês seria maior", concluiu.

No acumulado do ano lavar o carro já ficou 8,8% mais caro.

O item que tem a maior participação nos gastos é o combustível (cerca de 30%), por isso qualquer oscilação no preço do álcool ou da gasolina provoca um impacto direto no índice inflacionário. Em agosto ambos os combustíveis não tiveram altas significativas: o preço da gasolina subiu 0,11% e do álcool 0,02%.

O preço do pneu também subiu: +1,02%, seguido pelo kit de embreagem, com 0,99%, e da bateria, cujo preço aumentou 0,95%.

Veja os itens que mais subiram e mais caíram de preços em agosto e no acumulado do ano

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.