Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Ka encosta no Up, mas rouba vendas do Fiesta

Joel Leite

16/09/2014 10h40

– Palio é líder, Strada é segunda e Gol cai para o quarto lugar
Veja o ranking dos 60 carros mais vendidos na primeira quinzena de setembro

O ranking de vendas por modelo na primeira quinzena de setembro mostra uma boa movimentação no mercado. O Gol, como já foi constatado no balanço dos primeiros dez dias do mês (veja), descambou para a quarta posição e a diferença para o primeiro colocado, o Palio, é de quase dois mil carros. O palio vendeu na quinzena 7.592 unidades e o Gol 5.775. Segunda colocada, a picape Strada confirma o seu potencial de vendas e indica que a liderança obtida em fevereiro não foi casual. A picape da Fiat deve ficar entre os três primeiros no fechamento do ano. Outro que se mantém entre os primeiros é o Ônix, da GM. Na quinzena ele vendeu 6.042 unidades e ficou na terceira posição, e em quinto está o Hyundai HB20, com 4.855 unidades. Siena, Fox, Uno, Saveiro e Prisma completam a lista dos dez mais vendidos (veja ranking). O destaque na quinzena é a boa evolução do Ka, que vendeu 2.822 unidades e está encostando no UP, com 2.968 unidades. Eles ocupam a 14ª, e a 15ª, posição (veja o ranking dos 60 carros mais vendidos na primeira quinzena de setembro). As boas vendas do novo lançamento, no entanto, prejudicaram as vendas do Fiesta, da mesma montadora, um efeito conhecido como canibalização. O Fiesta, que fechou agosto em sétimo lugar com 8.505 unidades, na primeira quinzena vendeu apenas 3.406 carros, o que lhe rendeu um modesto décimo primeiro lugar.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.