Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

X60 é o chinês mais vendido, mas Jac é líder

Joel Leite

07/10/2014 10h11

— Utilitário esportivo da Lifan vendeu 3.037 unidades até setembro. Juntas, as doze marcas chinesas não alcançam 1% das vendas


A Chery e a Jac são as marcas chinesas mais vendidas no Brasil, embora ambas não alcancem nem meio ponto percentual de participação nas vendas totais de carros e comerciais leves. Ambas têm apenas 0,3% cada de participação no mercado total de carros e comerciais leves no Brasil.

Mas é da Lifan o carro chinês mais vendido no País: embora tenha uma participação menor do que as concorrentes no ranking por marca, a Lifan faz o utilitário esportivo X60 o líder dos chineses.

Lançado no mercado brasileiro em maio do ano passado, o Lifan X60 vendeu de janeiro a setembro deste ano 3.037 unidades, desbancando o pequeno QQ, da Chery, da liderança entre os chineses: o monovolume da Chery vendeu 2.386 unidades até setembro, ficando em segundo lugar.

Na terceira posição no ranking por modelos aparece o Jac J2, com 2.034 unidades nos nove primeiros meses do ano.

A lista dos dez chineses mais vendidos tem quatro carros da Chery, quatro da Jac e um da Relly, mais o X60.

Além do QQ a Chery tem o Celer, na quarta posição, com 2.012 unidades vendidas de janeiro a setembro; o Tiggo em sexto (1.703) e o Face na décima posição, com 535 unidades no período.

A Jac tem o J3 em quinto lugar, com 1.725 unidades. O J3 Turim em sétimo com 1.517 unidades e o J6 em nono lugar, com 705 carros vendidos até setembro, além do J2.

E a Relly colocou sua picape na lista dos dez mais, com vendas de 728 unidades nos nove primeiros meses do ano, o que lhe garantiu a oitava posição no ranking.

Nada menos do que doze marcas chinesas atuam no Brasil, mas todas têm uma atuação muito modesta. Juntas, não alcançam 1% do mercado. No período janeiro-setembro a Jac é líder com 6.804 unidades, mas é seguida de perto pela Chery (6.712), segunda colocada (veja ranking). A Lifan aparece em terceiro lugar, com 3.333 unidades até setembro, a Hafei em quarto, com 818, e a Rely em quinto, com 767.

A sexta marca chinesa mais vendida é a Shineray, com 723 unidades até setembro, seguida por Jinbei (522), Shangan (136), Foton (109), Geely  (86), Effa (49) e DFM, com 34 unidades.

Veja o ranking de modelos e de marcas chinesas

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.