Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Schmall diz que indústria precisa vender 13,5 mil por dia

Joel Leite

16/10/2014 14h37

– Mas balanço da quinzena revela mercado morno: foram apenas 12.340/dia. Dirigente acredita em recuperação

O mercado continua morno, a quinzena registrou vendas de 135.734 unidades, o que significa uma média diária de apenas 12.340 carros e comerciais leves.

Os números são semelhantes aos registrados em setembro e pior do que os de outubro do ano passado. Quer dizer, a expectativa de reduzir a queda de vendas no ano não está se concretizando. De janeiro a setembro o mercado vendeu 8,9% menos do que no mesmo período do ano passado; com o fechamento de outubro esse índice poderá ficar ainda maior.

Para que isso não aconteça será preciso atingir uma média diária de 12,9 mil unidades, o que aconteceu apenas três vezes este ano: em janeiro (13.625), abril (13.988) e maio (13.232).

Para o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, o setor precisa vender 13,5 mil carros por dia, média inferior a registrada nos últimos dois anos, mas bem acima da verificada em 2014.

No ano passado, a média diária de vendas foi de 14.241 carros; em 2012 foi de 14.247 e neste ano a média acumulada é de 12.856.

"Só com o mercado absorvendo uma média de 13,5 mil carros por dia a indústria poderá suprir a sua capacidade ociosa, que hoje é de 25%", disse o presidente da Volkswagen.

Ele acredita que as vendas vão crescer na segunda quinzena, porque é um período onde o consumidor encontra mais ofertas e oportunidades. A abertura do Salão do Automóvel na semana que vem também pode contribuir para animar o consumidor a comprar.

As vendas na quinzena consolidam a Mitsubishi entre as dez marcas mais vendidas no País, desbancando as francesas Citroën e Peugeot. A japonesa entrou no ranking da dez mais definitivamente este ano; na primeira quinzena de outubro, repete o desempenho, com 2.066 carros vendidos e 1,52% de participação.

A liderança permanece com a Fiat, com 21,02%, mais de três pontos percentuais à frente da Volkswagen (17,8%) e GM (17,5%), que brigam pela segunda posição.

A Ford permanece com 8,6%, seguida de perto pela Hyundai, com 7,6%. Completam a lista, Toyota, com 6,6%, Renault (5,9%), Honda (4,5%), Nissan (2%) e Mitsubishi (1,5%).

Gol e Palio continuam lutando pela liderança. O carro da Fiat fechou a quinzena na frente.

Veja a lista das dez marcas mais vendidas na quinzena

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.