Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Toyota cresce 10% e passa Renault

Joel Leite

26/11/2014 15h09

– O sedã Corolla vende 16% a mais e RAV4 dobra as vendas, num período em que o mercado caiu 7,7%
– Com a nova linha Hilux lançada hoje montadora deve ampliar ainda mais as vendas até o fim do ano

A Toyota está tendo um desempenho surpreendente neste mês de novembro. Passou a Renault e é a sexta marca mais vendida no segmento de carros e comerciais leves. Entre as novas, só fica atrás da Hyundai, na frente portanto também da Honda. E atrás das quatro tradicionais: Fiat, GM, Volkswagen Ford (veja ranking).

Até esta terça-feira, a Toyota vendeu 170.365 carros, o que lhe garante uma participação de 6,7% das vendas. No mesmo período do ano passado a marca vendeu 155 mil carros, quer dizer: cresceu quase 10% (exatamente 9,7% num período em que o mercado registra uma queda de 7,8%).

Com a nova linha Hilux que está sendo lançada nesta quarta-feira (26) a montadora deve ampliar ainda mais as vendas até o fim do ano.

Com exceção da alguns importados, como o Camry e o Prius (veja quadro), toda a linha de veículos da marca japonesa está tendo um bom desempenho este ano, mas particularmente o Corolla e o utilitário esportivo RAV4 vêm dando um baile nos concorrentes.

O sedã é o líder do segmento, com 5,1 mil carros até esta semana, bem à frente dos seus principais concorrentes, Cruze e Civic. O sedã da GM vendeu 3.140 unidades e o Civic apenas 2.750. O carro da Toyota teve um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o RAV4 mais do que dobrou o volume de vendas em relação ao ano passado: passou de 3.726 para 7.535 unidades, um aumento de 102%.

A SW4 e o Etios hatch também tiveram aumentos expressivos de vendas: o utilitário esportivo vendeu 12 mil unidades este ano, contra 10.735 no mesmo período do ano passado e o Etios hatch cresceu de 31.250 para 34 mil (+ 8,8%).

Mesmo mantendo estabilidade nas vendas, a picape Hilux (vendeu 37.440, com aumento de 0,1%) e o Etios sedã (24.361 unidades, – 0,7%), tiveram um comportamento bem superior à média do mercado, que teve uma queda de 7,7% no período.

Veja o Ranking por marca e o Ranking Toyota no período 1 de jan-25 de nov/14

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.