Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Só 12 marcas têm mais de 1% do mercado

Joel Leite

18/12/2014 17h38

As 12 mais vendidas respondem 96,3% das vendas; veja os quatro grupos de marcas no Brasil segundo a sua participação no mercado

A luta para conquistar uma fatia do apetitoso mercado brasileiro de veículos configurou neste ano de 2014 quatro grupos distintos de marcas em relação ao seu peso no mercado.

São eles:

1) Os líderes: formado pelas três grandes, que vendem acima de 15%: Fiat, GM e Volkswagen.

2) Os intermediários: formado pelas marcas que conquistaram entre 5% e 10%: Ford, Hyundai, Renault e Toyota.

3) Os pontuados: formado pelas marcas que obtiveram acima de 1% das vendas e até 4,9% no acumulado de janeiro a novembro deste ano: Honda, Nissan Mitsubishi, Citroën e Peugeot.

4) Menos de 1%: 28, das quarenta marcas do mercado, não chegaram a 1% das vendas (veja o ranking).

Num mercado que vai fechar com cerca de 3,3 milhões de carros e comerciais leves, e configurando-se como o quinto maior do mundo, qualquer fração de percentual em participação significa ganhos importantes de volume e faturamento. Assim que a maioria das 28 marcas que nem mesmo obtendo 1% de participação, deve fechar o ano satisfeita com o desempenho de vendas.

Para você ter uma ideia da importância que é tem uma fração de vendas num mercado como o brasileiro, basta dizer que sobram para essas 28 marcas apenas 3,7% do mercado e mesmo assim muitas delas estão fechando o ano com resultados altamente positivos e se destacando no cenário mundial na marca.

A Kia tem apenas 0,7% das vendas, enquanto Mercedes-Benz ficou com 0,6%, BMW e a Audi 0,4% e a Land Rover com apenas 0,2%.

Chery tem 0,3%, Lifan e Suzuki 0,2%.

Dados acumulados janeiro-novembro

Grupo 1 – Mais de 15%

Fiat631.23021,2%
GM520.65617,5%
Volkswagen515.48517,3%

 

Grupo 2 – Entre 5% e 10%

Ford271.195  9,4%
Hyundai        211.644  7,1%
Renault207.263  7,0%
Toyota173.767  5,8%

 

Grupo 3 – Entre 1% e 4,9%

Honda120.9984,1%
Nissan 63.6602,1%
Mitsubishi 53.0211,8%
Citroën 49.5271,7%
Peugeot 37.1841,2%

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.