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Marca que mais cresceu, Lifan triplica as vendas em 2014

Joel Leite

14/01/2015 13h03

– Hyundai (+ 11.4%) teve o maior crescimento entre as marcas mais vendidas
– As quatro tradicionais perderam espaço e as luxuosas tiveram altas expressivas

Embora com um volume ainda pequeno no total – 5.355 unidades – a Lifan foi a marca que mais cresceu em vendas em 2014, com um aumento de 136.5% sobre 2013, quando foram comercializadas 2.264 unidades. O desempenho é resultado da nova gestão da empresa no Brasil, assumida pela matriz chinesa a partir de outubro de 2012. Em pouco mais de dois anos a Lifan lançou três modelos: o utilitário esportivo X60, o chinês mais vendido no Brasil, o sedã 530 e o mini truck Foison, e conseguiu reverter a má imagem da marca estabelecida pelos antigos importadores.

Entre as marcas com grande volume de vendas, a Hyundai foi a que teve o melhor desempenho em 2014, com aumento de 11,4% sobre o volume vendido no ano anterior. A coreana, que colocou o HB20 hatch na quinta posição e o HB20 sedã em 15º lugar (veja ranking por modelo em 2014), vendeu 237.157 carros, contra 212.916 no ano anterior. Outra marca de grande volume com bom desempenho foi a Renault, que vendeu 237.223 unidades em 2014, com alta de 0,4% em relação a 2013.

Toyota, com 195.434 unidades vendidas e crescimento de 11% e Mitsubishi (59.288 e 1,9%) foram as outras duas marcas de grande volume (classificadas entre as dez mais) que tiveram aumento de vendas este ano. Todas as outras perderam participação.

A Honda (137.913 unidades vendidas) teve queda de 1%, desempenho que lhe garantiu aumento de participação, uma vez que o mercado teve queda maior: – 6,9%.

Mas as quatro marcas tradicionais – Fiat, GM, Volkswagen e Ford – perderam participação, pois apresentaram queda de vendas maior do que a média do mercado. A que mais perdeu foi a Volkswagen, vendeu 13,5% a menos que no ano anterior: foram 576.639 unidades, contra 666.755 em 2013. A que menos perdeu foi a Ford, que vendeu 308.099 unidades, 8% a menos que em 2013. A Fiat (698.255 unidades) teve queda de 8,5% e a  GM (578.797 unidades) vendeu 10,9%  amenos.

Luxo por cima

Se para o setor como um todo o ano foi ruim, o segmento de luxo teve em 2014 um dos seus melhores desempenhos dos últimos anos. Com exceção da Land Rover (-11,8%) e da Porsche (-26,2%), todas as demais marcas de luxo apresentaram crescimento em 2014, muitas delas aumentos expressivos de vendas.

A Audi quase dobrou o volume de vendas, tornando-se a segunda marca que mais cresceu na lista das quarenta. A Audi vendeu 12.487 unidades no ano passado, contra 6.692 no ano anterior, registrando um aumento de 86,6%.

A Mercedes-Benz vendeu 18,3% a mais, com 15.606 unidades, a BMW cresceu 6,9% (15.054 carros) e a Volvo aumentou as vendas em 6,4%, com um volume de 3.129 carros no ano passado.

Mesmo as marcas de luxo com pequena participação tiveram aumentos expressivos, caso da Jaguar, que vendeu 29% a mais, a Subaru (+52,8%) e a Lexus (+18,9%).

Quem mais perdeu

Na outra ponta da tabela, a Hafei foi a marca que mais perdeu em 2014, com queda de 64,6%, minguando para um volume de 976 unidades (vendeu 2.760 em 2013). A segunda que mais caiu (quase pela metade) foi a JAC, que vendeu em 2014 apenas 8.416 carros, contra 15.979 no ano anterior, uma queda de 47,3%.
Chrysler, com queda de 39,9% e Ssangyong, com -29,1%, também tiveram quedas expressivas, além das chinesas Jimbei (-27,4%) e Shineray (-21,4%).

A Citroën, que saiu da lista das dez mais vendidas, vendeu 18,6% a menos e sua parceira Peugeot perdeu 29,5%.

Veja o quadro completo das marcas que mais cresceram e as que mais perderam em 2014

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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