Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Discovery Sport, o guerreiro luxuoso que será “brasileiro”

Joel Leite

04/03/2015 17h00

 – Land Rover aposta em boas perspectivas para o segmento de luxo e lança serviços de pós-vendas

Land Rover_Discovery Sport_frente_2015

O segmento dos carros de luxo segue o contra-fluxo do mercado geral, com as montadoras investindo em lançamentos e apostando em crescimento este ano, algumas das marcas premium já estão crescendo este ano.

Nesta quarta-feira foi dia da Jaguar Land Rover confirmar a chegada do Discovery Sport, que começa a ser vendido na segunda quinzena de abril. O carro tem motor 2.0 de 240 cavalos com transmissão automática de nove marchas. A empresa apresentou também alguns serviços de pós-vendas que devem impactar o mercado premium.

Land Rover_Discovery Sport_Frentlat_2015

A primeira aparição do carro foi no Salão do Automóvel de Nova York, no ano passado, ainda como conceito. Meses depois a montadora confirmou a produção em série e anunciou no Salão de São Paulo, que o Discovery Sport seria produzido no Brasil, na fábrica de Itatiaia, a partir de 2016.

O carro é um utilitário compacto e terá como principais concorrentes o BMW X3, Audi Q5, Volvo XC60, Hyundai Santa Fé e Toyota Hillux SW4. Dentre os concorrentes, ele é o que tem o menor tamanho, mesmo oferecendo sete lugares, que só os últimos dois concorrentes acima possuem.

Land Rover_Discovery Sport_Tras_2015

Com a chegada deste carro ao portfólio da montadora, ela espera uma mudança no mix de vendas. Atualmente, o Evoque corresponde a 80% dos negócios, mas o Discovery Sport deverá representar 50% do total quando se firmar no mercado.

Para este ano a expectativa de vendas é de seis mil unidades, mas deve vender dez mil por ano nas versões SE, HSE e HSE Luxury.

Land Rover_Discovery Sport_Traslat_2015

Equipamentos

Desde a versão de entrada o carro oferece: rodas aro 18, aceleração e torque de acordo com o tipo de terreno (normal, grama, neve, cascalho), sistema para consumir menos combustível, retrovisores elétricos, para e anda, sistema de navegação com tela de oito polegadas, com conexão bluetooth e entrada USB, sete airbags, faróis de neblina, bancos de couro, sensor de estacionamento com câmera de ré, ar-condicionado de zona dupla com regulagem de temperatura independente, entre outros.

Para a segurança do motorista, além dos airbags e do obrigatório ABS, o carro tem controle de estabilidade de rolagem, controle dinâmico de estabilidade, controle eletrônico de tração, entre outros.

Land Rover_Discovery Sport_Lat_2015

Na versão topo de linha você ainda encontra: faróis de xenon, teto solar panorâmico, bancos de couro premium, sistema de som com 16 auto-falantes, rodas aro 19, e muito mais.

Como opcionais a montadora oferece quatro pacotes de equipamentos: City Style, para quem anda mais na cidade, o Sporting Pack, para quem quer deixar o carro com uma aparência mais esportiva, Adventure pack, para quem vai andar mais na terra e o Touring Pack, para quem viaja muito.

Serviço

O Discovery Sport terá um programa de revisões programadas de cinco anos, que custará R$ 990,00 e cobrirá alguns itens de desgaste e a mão de obra.

Visando aumentar o seu público e fidelizar os clientes, a montadora está reformulando as suas concessionárias, seguindo um padrão global. A primeira revenda com visual global foi inaugurada em junho do ano passado.

Land Rover_Discovery Sport_Frentlat2_2015

A montadora criou o programa de Seminovos Certificados: carros com até cinco anos ou 125 mil quilômetros poderão ser vendidos para a concessionária, que fará um check list de 144 itens e receberá um selo de aprovação. O serviço vale para todos os carros da marca e ainda contará com uma busca online, mostrando em qual concessionária você pode achar o modelo usado desejado.

Outro programa apresentado foi o Acess, que oferece opção de compra com 20% de entrada, 30% dividido em 24 parcelas e 50% ao final das parcelas, mas, ele tem a opção de entregar o carro para a concessionária, comprar um novo e diluir os 50% restantes no valor do carro novo, ou, pagar os 50% e ficar com o mesmo carro.

Confira o preço de cada versão

HE – R$ 179,9 mil

HSE – R$ 202,9 mil

HSE Luxury – R$ 232 mil

Caio Bednarski

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.