Discovery Sport, o guerreiro luxuoso que será “brasileiro”
– Land Rover aposta em boas perspectivas para o segmento de luxo e lança serviços de pós-vendas
O segmento dos carros de luxo segue o contra-fluxo do mercado geral, com as montadoras investindo em lançamentos e apostando em crescimento este ano, algumas das marcas premium já estão crescendo este ano.
Nesta quarta-feira foi dia da Jaguar Land Rover confirmar a chegada do Discovery Sport, que começa a ser vendido na segunda quinzena de abril. O carro tem motor 2.0 de 240 cavalos com transmissão automática de nove marchas. A empresa apresentou também alguns serviços de pós-vendas que devem impactar o mercado premium.
A primeira aparição do carro foi no Salão do Automóvel de Nova York, no ano passado, ainda como conceito. Meses depois a montadora confirmou a produção em série e anunciou no Salão de São Paulo, que o Discovery Sport seria produzido no Brasil, na fábrica de Itatiaia, a partir de 2016.
O carro é um utilitário compacto e terá como principais concorrentes o BMW X3, Audi Q5, Volvo XC60, Hyundai Santa Fé e Toyota Hillux SW4. Dentre os concorrentes, ele é o que tem o menor tamanho, mesmo oferecendo sete lugares, que só os últimos dois concorrentes acima possuem.
Com a chegada deste carro ao portfólio da montadora, ela espera uma mudança no mix de vendas. Atualmente, o Evoque corresponde a 80% dos negócios, mas o Discovery Sport deverá representar 50% do total quando se firmar no mercado.
Para este ano a expectativa de vendas é de seis mil unidades, mas deve vender dez mil por ano nas versões SE, HSE e HSE Luxury.
Equipamentos
Desde a versão de entrada o carro oferece: rodas aro 18, aceleração e torque de acordo com o tipo de terreno (normal, grama, neve, cascalho), sistema para consumir menos combustível, retrovisores elétricos, para e anda, sistema de navegação com tela de oito polegadas, com conexão bluetooth e entrada USB, sete airbags, faróis de neblina, bancos de couro, sensor de estacionamento com câmera de ré, ar-condicionado de zona dupla com regulagem de temperatura independente, entre outros.
Para a segurança do motorista, além dos airbags e do obrigatório ABS, o carro tem controle de estabilidade de rolagem, controle dinâmico de estabilidade, controle eletrônico de tração, entre outros.
Na versão topo de linha você ainda encontra: faróis de xenon, teto solar panorâmico, bancos de couro premium, sistema de som com 16 auto-falantes, rodas aro 19, e muito mais.
Como opcionais a montadora oferece quatro pacotes de equipamentos: City Style, para quem anda mais na cidade, o Sporting Pack, para quem quer deixar o carro com uma aparência mais esportiva, Adventure pack, para quem vai andar mais na terra e o Touring Pack, para quem viaja muito.
Serviço
O Discovery Sport terá um programa de revisões programadas de cinco anos, que custará R$ 990,00 e cobrirá alguns itens de desgaste e a mão de obra.
Visando aumentar o seu público e fidelizar os clientes, a montadora está reformulando as suas concessionárias, seguindo um padrão global. A primeira revenda com visual global foi inaugurada em junho do ano passado.
A montadora criou o programa de Seminovos Certificados: carros com até cinco anos ou 125 mil quilômetros poderão ser vendidos para a concessionária, que fará um check list de 144 itens e receberá um selo de aprovação. O serviço vale para todos os carros da marca e ainda contará com uma busca online, mostrando em qual concessionária você pode achar o modelo usado desejado.
Outro programa apresentado foi o Acess, que oferece opção de compra com 20% de entrada, 30% dividido em 24 parcelas e 50% ao final das parcelas, mas, ele tem a opção de entregar o carro para a concessionária, comprar um novo e diluir os 50% restantes no valor do carro novo, ou, pagar os 50% e ficar com o mesmo carro.
Confira o preço de cada versão
HE – R$ 179,9 mil
HSE – R$ 202,9 mil
HSE Luxury – R$ 232 mil
Caio Bednarski
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.