Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Maioria dos importados vêm da Argentina e do México

Joel Leite

25/03/2015 17h48

– Veja quais são os principais vendedores de carros para o Brasil. Compramos até da Hungria, Eslováquia e Turquia

Ford_Ranger_Traslat_2015

Os países que mais vendem carros para o Brasil são a Argentina e o México, em razão de acordos bilaterais que eliminam o imposto de importação e facilitam os negócios. Só no ano passado chegaram ao Brasil 314.851 unidades da Argentina e 119.173 do México.

É do país vizinho que compramos quase todas as picapes médias (Hilux, Amarok e Ranger) e carros de passeio como Clio, Fluence, 308 e Space Fox. Do México são importados o Cinquecento, a Freemont, o Fusion, o Journey, o Honda CR-V, entre outros.

Toyota_Hillux_Lat_2015

Mas entre os países que não têm acordos comerciais a Alemanha é, de longe, a maior fornecedora de carros ao Brasil. No ano passado foram importados da Alemanha 61.597 veículos, negócios impulsionados principalmente pela Audi, que ainda não tem produção nacional.

Chevrolet_Camaro_frentlat_2015

Em seguida aparece a Coreia do Sul, 36.255 unidades comercializadas no Brasil, fruto de toda a importação da Kia e parte da Hyundai, que mantém a linha completa trazida pela Caoa.

Honda_Civic_Frentlat_2015

O Japão é o quinto maior importador, foram 26.913 unidades vendidas no mercado brasileiro no ano passado e em seguida aparece a China, que vendeu para o Brasil 19.369 unidades em 2014. A China é o país que tem o maior número de marcas no mercado brasileiro.

O Uruguai também figura entre os principais vendedores de carros para o Brasil graças à Lifan, que mantém uma fábrica no país, onde é montado o utilitário esportivo X60, o minitruck Foison e o sedã 530. Em 2014 a Lifan importou do Uruguai 6.357 unidades, dos 12.695 veículos que vieram do País.

Audi_A3_Cabriolet_Frentlat

Inglaterra (9.812 unidades), Estados Unidos (4.910), Canadá (3.494), Suécia (3.186) e França (2.804) também figuram entre os importadores com um volume considerável de carros, mas estão também na lista dos fornecedores ao Brasil países com vendas menos expressivas, como a Hungria, que exportou 62 unidades e a Austrália, com 23 carros vendidos no Brasil no ano passado.

A Audi traz três modelos da Hungria, o TT e o A3 Cabriloet e a perua RS4 e o Q3 da Espanha. Os demais modelos da marca vêm da Alemanha.

Renault_Fluence_Frentlat_2015

Do Canadá chegam o Edge, da Ford, o Camaro, da GM, o Civic SI, da Honda, o Town & Country e o 300C da Chrysler. A BMW traz o X3 dos Estados Unidos (Série M) e da Alemanha (20i a 28i). Também são importados da Alemanha o Golf  GTi, a linha Passat, o Tiguan e o Touareg.

O Accord é trazido pela Honda dos Estados Unidos e da Itália chegam os esportivos de luxo Ferrari, Lamborghini e Maserati.

Ford_Edge_Frentlat

Da Espanha a Citroën importa C4 Picasso e o Grand Picasso, enquanto a linha Volvo vem da Suécia e da Bélgica.

Ford_Fusion_Frentlat_2015

A Mercedes-Benz traz a maioria dos seus carros da Alemanha, mas alguns (o GLK e o CLS 350) vem dos Estados Unidos.

Da China o Brasil compra a linha JAC e a linha Chery (com exceção do Celer, que é fabricado em Jacareí) e os demais modelos das marcas chinesas.

Confira os principais países que vendem ao Brasil

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.