Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Financiamento de carro básico volta a crescer

Joel Leite

28/05/2015 14h27

 

 

 

Fiat_palio_fire

Entre 2011 e 2014, os carros de entrada foram perdendo espaço nos financiamentos, durante o primeiro quadrimestre de cada ano, com a presença dos hatchs mais bem equipados crescendo, o que era uma tendência do mercado, pois os carros estavam com preços mais acessíveis por causa do IPI reduzido e o brasileiro optava por um carro com mais equipamentos.

Porém, em 2015, com a economia brasileira em dificuldade, os preços dos carros mais salgados e os financiamentos cada vez mais difíceis, o cenário mudou.

O financiamento de carros de entrada cresceu no primeiro quadrimestre deste ano, segundo a Cetip. A participação desse segmento cresceu de 23,7% para 25,8%.

O consumidor está optando por um carro mais barato, com poucos itens de série, mas, mais fácil de pagar.

Já o financiamento dos hatchs mais bem equipados caiu de 27,2% de janeiro a abril de 2014, para 25,2% em 2015. Perceba que a participação que os carros de entrada ganharam é quase o que os hatchs perderam (2%).

Além da dificuldade econômica, outros dois fatores podem estar influenciando o consumidor a optar por carros de entrada, o primeiro é que as montadoras estão oferecendo financiamentos sem juros para esses carros e segundo é que estes veículos contam com alguns itens de série, não vem tão pelados, como antigamente.

Veja a evolução de participação dos dois segmentos 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.