Em maio trágico, Renegade põe Jeep em 11º lugar
– Venda diária é a pior dos últimos cinco anos
Queda de 3,2% em relação a abril.
Queda de 26,3% em relação a maio do ano passado.
Queda de 20% de janeiro a maio em relação ao mesmo período de 2014.
Pior venda diária desde janeiro de 2010.
Esse é o resumo das vendas de carros e comerciais leves no Brasil em maio, um retrato desastroso do setor, que apesar das tentativas (como Festival do Consorciado Contemplado, que não deu em nada) não consegue retomar o crescimento.
Nas vendas totais, maio foi o segundo pior mês do ano, com, 204.823 unidades, na frente apenas de fevereiro, que teve apenas 17 dias úteis. Nas vendas diárias maio foi ainda pior que fevereiro e o pior mês dos últimos 5 anos (10.086 unidades/dia em janeiro de 2010).
Agora a queda de vendas no ano é de 20%: foram vendidas de janeiro a maio 1.065.136 unidades, contra 1.332.106 no mesmo período de 2014.
Mantendo a liderança, a Fiat vendeu 36.117 unidades no mês e ficou com 17,6% e suas principais concorrentes caíram para 14,9% (GM) e 14,7% (Volkswagen), o que representa uma queda significativa na participação em relação ao ano passado, quando a Fiat fechou com quase 21% e as outras duas com 17,3%.
A Ford cresceu na participação, ficou com 11,4% no mês, seguida por Hyundai (8,2%), Toyota (7,2%), Renault (7%) e Honda (6,3%).
Completam a lista das dez marcas mais vendidas a Nissan, com 2,3% e Mitsubishi, com 1,6%.
A surpresa é a presença da Jeep que, com apenas um mês de venda do Renegade, já ocupa a décima primeira posição, na frente da Citroën, Peugeot e Mercedes-Benz.
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