Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Grandes ficam com apenas 46% em junho

Joel Leite

01/07/2015 17h01

– Médias crescem, Hyundai passa a Renault e é a líder das novas

 Fiat_UnoFurgao_frenlat_2016

Se as vendas em junho foram ruim (veja o balanço), para as três grandes foi ainda pior. Fiat, Volkswagen e GM perderam pontos significativos na participação. Juntas, ficaram com apenas 46% das vendas no mês.

A Fiat, que fechou o mês com 36.680 unidades, ficou com apenas 17,9%. A Volkswagen vendeu 30.095 carros e ficou em segundo lugar, mas com uma participação de apenas 14,7%, enquanto a GM, terceira colocada, vendeu 27.459 e ficou com 13,4%.

Volkswagen_Up_frentlat_2015

O balanço de junho consolida um grupo de quatro montadoras na faixa entre 6,7% e 8,8%. O grupo é liderado pela Hyundai, que vendeu 18.088 unidades no mês, com destaque para o HB20, que ficou em segundo lugar no ranking por modelo em junho. A coreana ficou com 8,8% de participação. A Renault, sexta colocada, vendeu 15.493 e ficou com 7,6%. Em seguida aparecem a Toyota, em sétimo lugar, com 7,4%, e a Honda, que vendeu 13.648 unidades e ficou com 6,7%.

Entre esses dois grupos, a Ford se mantém tranquilamente na quarta posição, com 10% redondos em junho e 20.348 unidades vendidas.

Chevrolet_Prisma_frentlat_2015

Nissan e Mitsubishi completam a lista das dez marcas mais vendidas no mês. A Jeep, com seu Renegade, ficou na décima primeira posição (3.270 carros), na frente da Citroën (2.706), da Peugeot (2.189) e da Mercedes-Benz, que vendeu 1.963 carros no n mês passado.

Veja a lista das 40 marcas mais vendidas em junho

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.