Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Mesmo sem vender, preço do carro sobe 5,2% no semestre

Joel Leite

24/07/2015 17h56

– Montadoras resistem a baixar o preço para o consumidor final

Ranger-limited

As vendas continuam caindo, mas os preços dos carros OK continuam subindo. O Preço de Verdade, isto é, o preço realmente praticado no mercado, teve alta de 0,76% em junho, acumulando um aumento de 5,23% no primeiro semestre.

As montadoras não estão dispostas a abrir mão de parte da margem de lucro para aumentar as vendas. No entanto, há notícias de que algumas empresas estão desovando parte dos estoques para frotistas, principalmente locadoras, com grandes descontos.

As locadoras vendem esses carros após seis meses de uso, o que pode inflacionar o mercado de seminovos, deixando os preços mais baratos. Assim, o melhor negócio para o consumidor é trocar o zero pelo usado, onde vai encontrar produto com melhor condição de compra.

As marcas com maior volume de vendas – Volkswagen, Fiat e GM – são as que mais aumentaram os preços em junho. A GM teve alta de 2,6%, a Volkswagen 1,2% e a Fiat 1%. Os carros da Chrysler (+3,4%) e Subaru (+1,9%) foram os que ficaram mais caros (veja tabela).

A Chery foi uma das que baixaram o preço: – 2,6% no mês, além da Peugeot (-1,1%), JAC (-1%) e Mitsubishi (-0,9%).

O BMW X6 4.4 foi o carro que mais subiu de preço no mês passado, saltando de R$ 470 mil para R$ 530 mil, conforme cotação da Molicar, alta de 12,8%.

O Nissan March 1.0 foi o que mais caiu: de R$ 37,2 mil para 32,4 mil, 13,1% a menos.

Evolução do preço por marca
junho/2015

evolucao_marcas_jun15

GRAF_pv_SEMESTRE

Veja a lista dos carros que mais subiram de preço

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.