Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

GM é líder na quinzena e Hyundai passa a Ford

Joel Leite

16/10/2015 11h54

– Foram vendidos apenas 87.470 carros; média diária é a mais baixa desde 2008

GM_OnixEffect_frentlat

O mês começou com muitas mudanças no ranking por marca: a GM tomou o lugar da Fiat na liderança de vendas e a Hyundai passou a Ford, ficando em quarto lugar, atrás apenas das três grandes.

No geral, as vendas continuam caindo: foram apenas 87.470 unidades na quinzena, redução de 2,6% em relação ao mesmo período (os primeiros dez dias úteis) de setembro.

A média diária ficou abaixo de nove mil carros pela primeira vez desde 2008. Foram vendidas 8.747 unidades por dia.

A liderança da GM é respeitável: a marca vendeu 15.140 carros e obteve 17,3% de participação, enquanto a Fiat, que é líder no acumulado do ano, vendeu apenas 13.783 unidades, ficando com 15,8% do mercado.

Apesar da grande diferença, muita coisa pode mudar até o fim do mês. Um diretor da Fiat garantiu que a empresa vai se recuperar e fechar o mês na liderança. Considerou que a liderança parcial da concorrente é "fruto de alguma ação pontual de varejo".

"A Fiat fecha outubro na frente", garantiu a fonte.

HB20 HATCH COPACABANA FINAL02

Outra mudança importante no ranking da quinzena é a alçada da Hyundai ao quarto lugar nas vendas. Pela primeira vez a Ford perde a posição para a coreana: a Hyundai vendeu 7.813 carros no período e ficou com 8,9%, contra 7.060 unidades da Ford, que tem 8,1% de participação.

Veja o ranking geral de marcas

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.