Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Renegade começa o ano como 5º carro mais vendido

Joel Leite

18/01/2016 17h41

– Com apenas 7,6 mil carros/dia, quinzena tem a pior venda desde 2007; GM está na frente da Fiat Jeep_Renegade_Trailhawk_Frentlat_20152

Se o movimento nas concessionárias na primeira quinzena de janeiro for um indicador de como será o mercado de carros em 2016, as previsões (já pessimistas) dos dirigentes do setor para o ano estão erradas: o resultado será MUITO PIOR do que o esperado. O ponto alto é o Renegade, que subiu para a quinta posição no ranking.

Com apenas 76 mil unidades comercializadas (carros e comerciais leves), a quinzena registrou a pior venda diária desde janeiro de 2007, ou 7,6 mil carros.

Mesmo comparando com os maus resultados no ano passado, 2016 começa abaixo da crítica.

Pelo volume de vendas na quinzena e a pela distância em relação à segunda colocada, a GM deve fechar janeiro na liderança de vendas. Só nesse período vendeu dois mil carros a mais do que a Fiat, líder em 2015. A GM vendeu 13.660 carros e tem 18%; a Fiat vendeu 11.659, ficando com 15,3%. A Volkswagen se mantém na terceira posição, mas a Ford (5.740 unidades) está perdendo o quarto lugar para a Hyundai (8.1760) e para a Toyota (6.394). Veja o ranking por marca .

No ranking de vendas por modelo (veja a lista ) a novidade é a evolução do Renegade. O carro da Jeep iniciou o ano entre os cinco mais vendidos: é o quinto colocado com 2.404 nos dez primeiros dias úteis do ano. O Onix é o mais vendido no período, seguido de HB20, Palio e Prisma.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.