Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Um carro a 650 km/h. Um carro não, “uma” Ferrari

Joel Leite

02/08/2016 15h25

ferrari

Insanidade. Esse é o nome de uma Ferrari especial que está sendo mostrada em eventos nos Estados Unidos.

Insanidade? Isso é nome de carro. Sim, é o nome perfeito para essa Ferrari Enzo, que pesa 1,7 mil kg e consegue atingir a velocidade de 650km/h.

O carro (se é que se pode chamar isso de carro) consome 400 litros de combustível em dois minutos de aceleração.

A carroceria, na dianteira lembra uma Ferrari, mas a traseira é um escândalo: foram colocadas duas turbinas Rolls-Royce de avião que desfiguraram qualquer tentativa de obter um controle do design.

Foram necessários 12 anos para construir essa loucura; só a parte externa – com desenhos e soluções que buscam a melhor solução aerodinâmica – demorou cinco anos para ficar pronta

650 quilômetros por hora é a velocidade teórica dessa Ferrari. É quase a velocidade cruzeiro de um avião à jato.

Digo velocidade teórica porque o carro não está autorizado nem mesmo a funcionar em público, e, claro, muito menos a circular nas ruas.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.