Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Japão lança o menor carro do mundo

Joel Leite

17/10/2016 10h08

– Do tamanho de um laptop de 13 polegadas e pesando 2,8 kg, o Walkcar anda a 16 km/h e tem autonomia de uma hora

walkcar

Você imaginou andar de metrô carregando na bolsa o seu próprio carro, para usá-lo quando desembarcar? O japonês Kuniaki Sato imaginou isso quando se mudou para Tóquio, para cursar a universidade: ele queria uma forma de mobilidade que o levasse aos mesmos lugares aonde ia a pé, mas cobrindo distâncias mais longas.

Foi assim que nasceu o "carro da bolsa", batizado de Walkcar, o menor carro de todo o mundo, que chega ao mercado nesta semana e poderá ser encomendado na loja on-line do fabricante, a Cocoa Motors (www.cocoamotors.com).

O carro é uma pequena plataforma de carbono, do tamanho de um laptop de 13 polegadas e pesa 2,8 kg. Chega a 16 km/h e tem autonomia de uma hora em cada carregamento. Os comandos de impulso e direção são feitos com o deslocando do corpo da pessoa sobre o Walkcar. Ele não tem volante nem qualquer outro dispositivo de controle.

O menor carro do mundo pode ser encomendado a partir desta sexta-feira, dia 21, às 13h00 do horário local no Japão. Custa US$ 1.280,00 e será enviado pelo correio. Mas as remessas só serão feitas a partir de setembro de 2017, inicialmente apenas para a Ásia, América do Norte e Europa. As reservas devem ser feitas no site da Loja do fabricantye, a Cocoa Motors (http://www.cocoamotors.com).

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.