Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Um sensor para o motorista não dormir ao volante

Joel Leite

12/12/2016 16h02

– Equipamento aciona alarme quando detecta que o motorista está cansado

sensor-de-fadiga

A sonolência pode limitar os reflexos do motorista e causar um acidente. Muitas vezes a gente não percebe que está com sono, ou percebe, mas acha que pode controlar o cansaço, o que é pior.

É por isso que o DETECTOR DE FADIGA ganha espaço como um dos equipamentos de segurança mais importantes no mercado. É uma tecnologia que monitora as reações do motorista e o avisa de que é hora de parar.

O sistema analisa a forma de dirigir nos 15 primeiros minutos que o motorista passa de 65 km/h. São avaliados para identificar o cansaço: o uso dos pedais, o ângulo de inclinação e a correção do volante.

Quando o sistema percebe alguma alteração fora do comportamento inicial, é emitido um aviso sonoro e um visual no painel de instrumentos, alertando e sugerindo ao condutor uma parada para descanso. O alerta é repetido a cada 15 minutos caso o motorista ignore o alerta.

O sensor de fadiga já equipa alguns carros vendidos no Brasil.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.