Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Efeito Compass: Renegade e HRV caem no ranking

Joel Leite

16/12/2016 17h42

onix_joy_2

Este ano talvez tenha sido o que mais mudanças teve no ranking de carros vendidos. Com exceção dos dois primeiros lugares, Onix e HB20, únicos que vendem mais de dez mil unidades por mês e que se mantiveram nas duas primeiras posições em todos os meses, os demais concorrentes sofrem variações constantes na classificação.

Na primeira quinzena de novembro não foi diferente. Onix em primeiro e HBB20 em segundo, Ka em terceiro e o Gol, que em alguns meses sequer esteve entre os dez mais, aparece em quarto lugar, seguido pelo Prisma.

A Toro volta a figurar na lista dos dez mais vendidos, enquanto Renegade e HRV caíram: o Jeep ficou apenas na 10ª posição e o Honda na 14ª. Certamente eles sentiram o efeito do lançamento do Jeep Compass, que pode ter canibalizado ambos.

Renault, Corolla, picape Strada e Palio completam a lista dos dez mais vendidos.

Veja o ranking por modelo

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.