Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Fim de ano é bom pra comprar, desde que seja um 2017

Joel Leite

16/12/2016 11h00

– Se comprar o 2016 você vai perder muito na hora da revenda

HR-V_video

 

Está chegando o fim do ano e muita gente pergunta se é uma boa hora pra comprar ou é melhor deixar para o começo do ano que vem, uma vez que em janeiro o mercado fica parado. Será que em 2017 as oportunidades são maiores?

De fato, janeiro é tradicionalmente o mês mais fraco do ano, mas isso não significa que é o melhor momento para comprar. Até porque a produção também cai, as montadoras dão férias coletivas aos funcionários e muitos potenciais compradores também estão em férias.

É no fim do ano que muitas montadoras oferecem mais oportunidades, dão bônus, fazem ofertas, porque querem acabar com o estoque, fechar o ano com o melhor desempenho possível e iniciar o ano seguinte com pouco estoque no pátio.

Em dezembro as oportunidades são ainda maiores.

Mas é preciso ficar atento ao ano-modelo do carro.

Não compre o modelo 2016. Opte pelo 2017 mesmo que ele seja igual ao 2016 e mesmo que custe mais caro.

Isso porque, o que vale na hora da definição de preço no mercado de usados é o ano-modelo e não o ano de fabricação. Assim, na hora da revenda, daqui dois ou três anos, o 2016 vai valer bem menos.

Segundo o Estudo de Depreciação da Agência Autoinforme, que é a base do Prêmio Maior Valor de Revenda, a diferença de preço após um ano de uso vai de 4,5% (caso do HR-V, vencedor do prêmio de 2016) a mais de 20%. Se o modelo for do ano anterior o percentual pode ser ainda maior.

Mas se a compra for feita em janeiro o carro será 2017/2017, isto é: modelo 2017 e fabricado em 2017. Não terá maior valor de mercado? Não. O ano de fabricação não interfere no preço. O 2016/2017 e o 2017/2017 têm a mesma cotação no mercado.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.